El Corte Inglés vende ativos imobiliários por 660 milhões de euros em quatro anos

3 meses atrás 78

O plano de venda de ativos permitiu à empresa espanhola, com presença em Lisboa e no Porto, reduzir o passivo até 2.059 milhões de euros e chegar ao grau de investimento das agências de rating, de acordo com o “Cinco Días”.

A El Corte Inglés conseguiu arrecadar 660 milhões de euros com as vendas de ativos imobiliários nos últimos quatro anos, avança esta segunda-feira o jornal espanhol “Cinco Días”.  A empresa tem estado a apostar neste negócio, que também inclui imóveis em Portugal, e tem agora resultados quantitativos para mostrar aos investidores.

O plano de venda de ativos permitiu à empresa, com sede em Madrid e presença em Lisboa e no Porto, reduzir o passivo até 2.059 milhões de euros e chegar ao grau de investimento das agências de rating, segundo uma apresentação da retalhista para os investidores, no âmbito de uma nova emissão de obrigações, consultada pelo matutino do país vizinho.

A empresa reduziu a avaliação da sua carteira imobiliária em cerca de 500 milhões para os 15,5 mil milhões de euros, o valor atual. Deste portefólio de imóveis, a grande maioria (93%) é propriedade da empresa e 87% corresponde a centros comerciais, 5% a escritórios e outros 4% a logística, além de mais 4% dedicados a outras utilizações. A empresa estima um valor de cerca de mil milhões de euros para propriedades não comerciais.

No último exercício fiscal, terminado em fevereiro de 2024, o volume de negócios da sociedade portuguesa do grupo El Corte Inglés atingiu os 599 milhões de euros e os resultados depois de impostos subiram para os 36 milhões, “os maiores de sempre”. O EBITDA luso subiu 16%, em termos homólogos, para os 59,6 milhões de euros.

Ler artigo completo