Elétrico ou híbrido. Tudo sobre o Alfa Romeo Junior em 5 pontos

3 horas atrás 23

O Alfa Romeo Junior é o primeiro 100% elétrico da Alfa Romeo. Também está disponível uma versão híbrida por menos de 30 mil euros.

Lançado em 1966, o Alfa Romeo Junior nasceu com um propósito muito claro: tornar mais acessível o acesso à marca italiana preservando a tecnologia, a emoção e o espírito Alfa Romeo.

Volvidas quase seis décadas, o Alfa Romeo Junior está de volta. As formas mudaram, as exigências dos condutores e das famílias também, mas a missão mantém-se a mesma. A versão de acesso custa 29 473 euros e já pode ser configurada.

Neste especial vamos explorar o novo Alfa Romeo Junior em cinco pontos: design, interior, tecnologia, motores, preço.

1. Design italiano, claro

O Junior foi projetado no Centro Stile da Alfa Romeo em Turim, Itália. Do primeiro traço num papel em branco até ao produto final, tudo foi desenvolvido neste centro que é o coração criativo da marca italiana.

© Alfa Romeo Coração desportivo, tamanho compacto e estilo italiano. É assim que a Alfa Romeo define o design do Junior.

Desde os primeiros esboços até ao modelo final, todos os projetos da marca passam por uma intensa colaboração entre equipas de engenharia e aerodinâmica, garantindo que cada detalhe tem um propósito não só estético como funcional.

O Junior é para “quem procura um automóvel e não apenas um meio de transporte”.

Além disso, há outro critério fundamental segundo a marca: o legado. O passado da marca serve como pivô para projetar os modelos atuais. O Alfa Romeo Junior não foi exceção.

Scudetto Alfa Romeo© Alfa Romeo A identificação da marca deve ser imediata. “Sim, é um Alfa Romeo”.

Exemplo disso é a traseira do Alfa Romeo Junior que adopta elementos estilísticos funcionais enraizados na herança da marca, como a icónica Coda Tronca (cauda truncada). Além de prestar homenagem a automóveis icónicos como o lendário Giulia TZ, a coda tronca melhora o desempenho aerodinâmico, reduzindo a resistência e melhorando os consumos e a autonomia.

© Alfa Romeo O formato da traseira tem dois propósitos: estética e desempenho. Segundo a Alfa Romeo são dois conceitos indissociáveis.

2. Benvenuto ao Alfa Romeo Junior

O Junior é para “quem procura um automóvel e não apenas um meio de transporte”, a afirmação é da própria marca italiana. E foi com base nesta premissa que foi desenvolvido o habitáculo. Faça swipe na galeria:

A escolha de materiais, o design e todas as soluções de ergonomia tiveram em consideração a história da marca. O painel de instrumentos, por exemplo, adopta o histórico design “telescópico” para criar essa ligação visual direta.

No centro do painel de instrumentos, o destaque é um ecrã TFT de 10,25″ totalmente digital, para aceder aos dados do automóvel e às definições das tecnologias de condução. No centro do tabliê e orientado para o condutor, está um sistema de ecrã tátil de 10,25″.

Alfa Romeo Milano entradas ar condicionado© Alfa Romeo As saídas do ar condicionado têm a forma de um Quadrifoglio (trevo de quatro folhas), o símbolo por excelência da performance na Alfa Romeo

Para acolher o condutor, destacam-se os bancos desportivos desenvolvidos e fornecidos pela Sabelt, com um caderno de encargos especial: elevada resistência mecânica, ergonomia, leveza estrutural e conforto.

Nos lugares traseiros, há espaço para três ocupantes e sistema isofix para montar em segurança as cadeiras de transporte dos mais pequenos. Segundo a Alfa Romeo, o Junior foi desenvolvido tendo em consideração as necessidades das famílias modernas, sobretudo nos lugares posteriores.

Alfa Romeo Junior bagageira© Alfa Romeo Apesar do tamanho compacto, o MILANO possui a maior bagageira da sua classe (elétricos): 400 litros de capacidade, acessível através da tecnologia mãos-livres

3. Tecnologia ao serviço do condutor

A equipa que coordenou o desenvolvimento da dinâmica de condução do Junior é a mesma que desenvolveu o Giulia GTA no centro de testes de Balocco, na província de Vercelli, com o objetivo claro de que o novo Junior se comporte como um Alfa Romeo.

Alfa Romeo Junior em circuito, frente© Alfa Romeo Milhares de quilómetros, em circuito e em estradas públicas, para alcançar a afinação final de um modelo que a marca diz ter sido desenvolvido “para ser conduzido”

Na versão VELOCE, o Junior tem inclusivamente a direção mais direta do segmento (14,6:1), especialmente calibrada para ser precisa e reforçar o feedback ao condutor. Mas não é só isso que muda: a suspensão foi totalmente revista, o sistema de travagem é de maiores dimensões (380 mm na dianteira) e foi adoptado um diferencial mecânico Torsen para melhorar a tração.

Mas nem sempre o ritmo tem de ser elevado. O Junior também inclui o sistema D.N.A. que permite alterar o seu temperamento: mais familiar ou mais desportivo.

Alfa Romeo Junior em cidade, perfil© Alfa Romeo O Junior em estrada e cidade.

O modo Dynamic, oferece a máxima performance disponível. O modo Natural foi concebido para uma utilização quotidiana, enquanto o modo Advanced Efficiency foi calibrado para obter a melhor eficiência energética, reduzindo o consumos. Por fim, e apenas na versão híbrida Q4, está disponível um quarto modo denominado Q4, para condições de baixa aderência.

4. Junior IBRIDA ou ELETTRICA?

O Junior está disponível na configuração IBRIDA (híbrida) que associa um motor de combustão a uma unidade elétrica — e é a primeira no segmento a oferecer também tração integral Q4 —. e como ELETTRICA (100% elétrica), em duas variantes de potência e com uma autonomia de até 410 km (ciclo WLTP).

Alfa Romeo Junior Veloce, pista, frente 3/4© Alfa Romeo No topo da hierarquia encontramos a versão VELOCE de 280 cv, a expressão máxima do ADN Alfa Romeo na gama Giulia.

A escolha entre estas versões dependerá das necessidades específicas de cada família — e principalmente da vontade do condutor —, mas a Alfa Romeo garante que o prazer de condução está sempre presente. Na versão base, o Junior IBRIDA adota uma arquitetura híbrida 48 V (Hybrid VGT) com 136 cv. O motor de combustão interna com 1,2 litros de capacidade está equipado com turbo de geometria variável e a distribuição é comandada por corrente para incrementar a fiabilidade.

A componente elétrica é composta por uma bateria de iões de lítio de 48 V e um motor elétrico de 21 kW (28 cv) integrado numa caixa de dupla embraiagem de seis velocidades, que trabalha em conjunto com o inversor e com a unidade de controlo da transmissão para garantir a máxima eficiência.

Alfa Romeo Junior Ibrida, na estrada, frente© Alfa Romeo O Junior IBRIDA pode circular na cidade em modo elétrico mais de 50% do tempo. Fora da cidade, este motor elétrico pode prescindir de ajuda do motor de combustão até aos 150 km/h.

Na versão 100% elétrica do Junior, encontramos um marco histórico na marca italiana: é o seu primeiro modelo totalmente elétrico. Está disponível em duas versões, com potências de 156 cv ou 280 cv.

A bateria de iões de lítio com química NMC oferece 54 kWh de capacidade. Especificamente, na versão de 156 cv, a bateria de iões de lítio assegura 410 km de autonomia no ciclo combinado WLTP ou 590 km no ciclo urbano.

Alfa Romeo Junior na estrada, traseira 3/4© Alfa Romeo Nas estações de carregamento rápido DC de 100 kW são necessários menos de 30 minutos para carregar a bateria de 10% a 80%.

E é precisamente na versão ELETTRICA Veloce que encontramos o expoente máximo do Junior. Não é só a versão mais potente, é também a mais orientada para o prazer de condução. O seu desenvolvimento esteve a cargo mesma equipa de engenheiros que criou o 4C, 8C, Giulia & Stelvio Quadrifoglio, Giulia GTA e o 33 Stradale (atualmente em desenvolvimento).

5. Os preços do Junior em Portugal

A entrada no universo Alfa Romeo Junior faz-se através da versão IBRIDA, cujo preço começa nos 29 473 euros. Do nível de equipamento de série já faz parte as jantes especiais de 17″; ar condicionado automático bizona; sistema keyless, volante desportivo; sistema Alfa D.N.A.; Bancos desportivos em tecido; sistema de infoentretenimento com Apple Car Play e Android Auto; entre outros.

No entanto, há muitos opcionais e configurações possíveis para tornar o Junior mais personalizado:

Para quem quiser aceder à eletrificação total, está disponível a versão Junior ELETTRICA, com a seguinte estrutura de preços, com IVA:

Elettrica, 156 cv – 38 500 euros; Elettrica Speciale, 156 cv – 40 500 euros; Elettrica Veloce, 280 cv – 47 500 euros.

Recordamos que no caso das empresas e ENI, as versões 100% elétricas podem ter um importante incentivo: a dedução do IVA na totalidade. Reduzindo assim o preço da versão Elettrica para 31 300 euros + IVA.

Visite a página da Alfa Romeo Portugal e conheça todas as condições para a aquisição do Junior.

Ler artigo completo