Elon Musk e xAI querem construir uma ‘gigafactory da computação”

3 meses atrás 91

Novos rumores, ainda não confirmados por Musk nem pela xAI, estão a gerar muito burburinho e interesse na indústria: a empresa de Inteligência Artificial do excêntrico empresário pretende construir um supercomputador com mais de cem mil processadores da Nvidia para alimentar o seu chatbot Grok.

O The Information avança que Elon Musk e a xAI estão já a trabalhar com a Oracle para o desenvolvimento deste supercomputador, com o intuito de criar uma ‘gigafactory da computação’, adaptando o conceito que a Tesla aplicou na indústria automóvel.

A xAI conta com um investimento de seis mil milhões de dólares, que obteve recentemente, e pretende construir um computador equipado com um vasto número de unidades de processamento gráfico (GPUs) H100 da Nvidia, o atual standard da indústria da Inteligência Artificial, criando um supercomputador que seja pelo menos quatro vezes maior do que os atuais clusters de GPUs. Um dos primeiros desafios a transpor será a disponibilidade destes chips, que se tornaram o fruto mais apetecido do segmento, com a Nvidia a enfrentar escassez de stocks.

Elon Musk permanece um otimista para o setor e para a xAI, prevendo que no final de 2025, estes sistemas de Inteligência Artificial possam ultrapassar o ser humano em várias tarefas. O Grok, solução que está a ser desenvolvida, consiste num modelo baseado em Inteligência Artificial com aprendizagem profunda e otimizado para conversa natural, gerar conteúdo criativo e outras tarefas desencadeadas com comandos de linguagem natural. A xAI trouxe recentemente o bot para a União Europeia e espera-se agora que algumas das futuras versões já sejam assentes neste supercomputador.

A empresa de Elon Musk estará também a trabalhar para dar mais inteligência ao chatbot Grok, para que seja capaz de receber comandos multimodais, permitindo que o utilizador possa carregar fotografias e imagens e receber respostas escritas.

Ler artigo completo