O Novobanco realizou hoje uma emissão de Obrigações Cobertas no valor de 500 milhões de euros, com maturidade a 1 de março de 2027 (soft bullet). As obrigações têm uma taxa de juro anual de 3,25%, equivalente a mid-swaps a 3 anos acrescido de 45 bps, revela o banco.
O Novobanco realizou hoje uma emissão de Obrigações Cobertas no valor de 500 milhões de euros, com maturidade a 1 de março de
2027 (soft bullet). As obrigações têm uma taxa de juro anual de 3,25%, equivalente a mid-swaps a 3 anos acrescido de 45 bps, revela o banco.
A emissão foi colocada junto de investidores institucionais internacionais na sequência do roadshow virtual nos dias 19 e 20 de fevereiro, despertando interesse de mais de 150 investidores.
A alocação final compreende uma base de investidores geograficamente diversificada, incluindo Alemanha (18%), Península Ibérica (15%) e Dinamarca (15%), revela o Novobanco. “A emissão foi maioritariamente colocada junto de investidores de referência, incluindo gestores de ativos (44%), bancos (33%) e bancos centrais (9%). A liquidação ocorrerá a 1 de março de 2024”, acrescenta.
O rating esperado da emissão é de Aaa pela Moodys.
O Novobanco anunciou de manhã a intenção de efetuar uma emissão inaugural de obrigações cobertas no montante de 500 milhões de euros. “O forte interesse do mercado repercutiu-se numa procura 10 vezes superior ao montante oferecido, ultrapassando os 5 mil milhões de
euros – o maior volume de ordens de obrigações cobertas/hipotecárias em Portugal pelo menos nos últimos 5 anos. Esta transação permite ao Banco diversificar e otimizar as suas fontes de financiamento”, avança o banco.
Os Barclays, Crédit Agricole CIB, Deutsche Bank, IMI-Intesa Sanpaolo e LBBW atuaram como Joint Lead Managers e Joint Bookrunners.