Empenhada nos veículos autónomos, Volkswagen oferecerá test drives para clientes

5 meses atrás 105

A Volkswagen está muito focada no desenvolvimento de carros autónomos e a comprová-lo estão os planos da empresa para oferecer test drives a clientes ainda este ano, em condições reais de estrada.

Condução autónoma, Volkswagen

Na conferência de imprensa anual da Volkswagen Commercial Vehicles (VWCV), Carsten Intra, CEO da Moia, saudou os progressos realizados pela divisão de tecnologia autónoma da empresa alemã.

Atualmente, a Moia opera um serviço de ride-sharing, utilizando veículos autónomos, na cidade de Hanover. Ainda este ano, porém, oferecerá "test drives para clientes", em condições reais de estrada, em Hamburgo e Austin (Texas).

Veículo autónomo da Volkswagen

Os objetivos da empresa passam por "testar realmente a frota", que tem estado a circular nas estradas públicas nos últimos dois anos.

Só se o carro funcionar muito bem e se tivermos aprendido a comportar-nos - a interação entre o carro e os clientes estiver a funcionar - é que vamos retirar também o condutor de segurança.

Disse o executivo, explicando que os veículos terão um condutor ao volante para assumir o controlo em caso de emergência, mas assegurando que o objetivo é que o condutor se torne redundante o mais rapidamente possível.

Portanto, estamos a começar com um grupo fechado de utilizadores, depois queremos retirar o condutor e, em seguida, queremos oferecê-lo a um público mais vasto numa base paga por milha ou por quilómetro.

Partilhou Cartsen Intra, revelando que o serviço pago poderia começar em 2026.

Apesar da vontade de colocar veículos autónomos nas estradas, o CEO da Moia disse que a "segurança e a transparência no desenvolvimento e na operação" são conceitos basilares na atividade da Volkswagen.

[...] Sempre dissemos que quem se debruça sobre a condução autónoma hoje em dia tem de estar preparado para uma maratona. E, de facto, estamos.

Disse Carsten Intra, asseverando que a introdução dos veículos autónomos dependerá do sucesso dos próximos testes.

Ler artigo completo