Emprego na União Europeia sobe 0,3% e em Portugal cresce 1,1%

3 meses atrás 73

Em comparação com o período homólogo o número de pessoas empregadas aumentou 1% na zona euro e 0,9% na União Europeia e em Portugal subiu 1,8%.

O número de pessoas empregadas subiu 0,3% na zona euro e na União Europeia, no primeiro trimestre, face ao trimestre anterior, indicam os dados do Eurostat. Em comparação com o período homólogo o emprego aumentou 1% na zona euro e 0,9% na União Europeia.

Portugal, em número de pessoas empregadas, teve uma subida de 1,1%, no primeiro trimestre, face ao trimestre anterior e um crescimento de 1,8% face ao ano passado.

Já o crescimento do emprego, em horas trabalhadas, subiu 0,3% na zona euro e na União Europeia, no primeiro trimestre, face ao trimestre anterior. Em termos homólogos verificou-se uma subida de 0,2% na zona euro e na União Europeia manteve-se estável.

Em termos do crescimento do emprego, em horas trabalhadas, Portugal teve uma quebra de 0,3%, no primeiro trimestre, face ao trimestre anterior, e quebrou 2,4% face ao período homólogo.

Por países, as maiores subidas foram na Roménia (+2.4%), Malta (+1.4%) e Portugal (+1.1%), no primeiro trimestre, face ao trimestre anterior. Verificaram-se quebras na Polónia (-0.6%), Eslováquia (-0.3%) e Suécia (-0.1%).

No primeiro trimestre estavam empregadas 218 milhões de pessoas na União Europeia, sendo que 169,9 milhões eram na zona euro.

A produtividade no primeiro trimestre diminuiu 0,6% na zona euro e desceu 0,5% na União Europeia, face ao trimestre anterior.

Face às horas trabalhadas a produtividade desceu 0,3%, no primeiro trimestre, face ao período homólogo, na zona euro e manteve-se estável na União Europeia.

Ler artigo completo