Ensaio – Voge 125R – mais estradista

5 meses atrás 53

A VOGE, marca premium do grupo Loncin, reforça sua presença no segmento naked desportivo 125 cc com o lançamento de mais um modelo, a VOGE 125R. Concebida para enfrentar o ritmo das grandes cidades, esta máquina encanta não só pelo desempenho dinâmico que oferece, mas também pelo seu valor.

Apesar de esteticamente nem ser a naked mais atraente, possui alguns detalhes interessantes. No farol dianteiro (que nos lembra um pouco a ótica de uma marca japonesa) encontramos duas linhas LED na parte superior, que servem de luzes diurnas. Este detalhe, que é apelidado pela própria marca de “sobrancelhas”, dá um toque bastante interessante. Além de um motor bastante despido, típico de uma naked desportiva, encontramos uma saída de escape bastante curta. Na parte traseira é onde a 125R dá mais nas vistas (de uma forma positiva) com especial destaque para a bonita assinatura ótica do farol traseiro.

MOTOR POTENTE

Equipada com um motor monocilíndrico, este modelo oferece-nos a potência máxima de 15 cv às 9.500 rpm, mesmo no limite máximo permitido para ser conduzida com a carta A1 e um binário de 12,1 Nm, proporcionando uma entrega de potência suave e linear em todos os regimes e na maior parte das situações. Esta configuração garante um desempenho emocionante para quem está a dar os primeiros passos nas duas rodas, e também torna a Voge 125R numa boa escolha para deslocações urbanas ágeis e eficientes. A caixa de 6 velocidades, muito bem afinada, está claramente projetada para a vida citadina e permite-nos ganhar velocidade sem grandes problemas. Contudo, a sexta relação deveria apenas ser um pouco mais longa, uma vez que o limite máximo de rotações nessa relação ocorre quando circulamos a 121 Km/h, um valor que ainda assim está na média para uma oitavo de litro.

DINAMICAMENTE

Apenas umas curvas aos comandos desta máquina chinesa e percebemos que o desempenho não é tudo o que a Voge 125R tem para oferecer. No que diz respeito à ciclística, esta moto conta com uma suspensão dianteira de forquilha invertida e um monoamortecedor na secção traseira. A 125R oferece uma condução estável e precisa, permitindo que os condutores dominem cada curva com confiança e controlo. Apesar do seu habitat natural ser a cidade, a suspensão tem um toque ligeiramente desportivo, e o que perdemos ao nível do conforto somos recompensados na segurança e firmeza quando atacamos uma estrada mais sinuosa.

O painel de instrumentos digital fornece todas as informações essenciais de forma clara e legível. Este encontra-se numa posição muito baixa, sendo difícil olhar para as informações sem desviar muito os olhos da estrada. Também encontramos uma tomada USB que nos permite carregar, por exemplo, o nosso telemóvel nas viagens mais longas.

Mal subimos aos comandos da VOGE 125R somos surpreendidos pela agilidade do modelo. Com apenas 128 Kg, esta moto é muito fácil de conduzir, mesmo por pessoas que estão agora a iniciar no mundo das duas rodas. A posição de condução é confortável e vamos com as costas bastantes direitas. Apesar de preferir uma posição de condução ligeiramente mais agressiva, a 125R permite que realizemos grandes viagens sem sofrermos de muita fadiga.

OUTRAS CARACTERÍSTICAS

No que toca à segurança, a Voge 125R não deixa nada ao acaso. Além de um sistema ABS na travagem com dois canais independentes, contamos com iluminação full LED que garante uma visibilidade excecional em todas as condições de condução. Além disso, contamos com uma assinatura luminosa nas carenagens da zona do depósito que garantem um destaque extra no meio do trânsito, garantido a segurança dos condutores.

O MELHOR Motor, iluminação, preço

A MELHORAR Estética, velocidade máxima, posição do ecrã

O aspeto mais impressionante na VOGE 125R é contudo o seu compromisso entre qualidade, prestações e preço. Os valores para adquirirmos uma máquina destas começam nos 2.887 €. E com uma garantia de 5 anos, podemos ter a tranquilidade de que a VOGE projetou um modelo para proporcionar anos de prazer de condução sem preocupações. Uma marca que tem vindo a crescer e percebem-se as razões para tal, e agora até os mais jovens têm uma opção bem interessante para iniciarem-se aos comandos deste ainda bem jovem fabricante.

VOGE 125R

MOTOR monocilíndrico a 4T, 4 válvulas, refrigeração líquida

CILINDRADA 124,8 cc

POTÊNCIA 15 cv @9.500 rpm

BINÁRIO 12,1 Nm @8.000 rpm

CAIXA 6 velocidades

QUADRO multitubular em aço

DEPÓSITO 10 litros

SUSPENSÃO DIANTEIRA suspensão invertida, curso n.d.

SUSPENSÃO TRASEIRA monoamortecedor ajustável, curso n.d.

TRAVÃO DIANTEIRO disco, pinça de dois êmbolos

TRAVÃO TRASEIRO disco, pinça de um êmbolo

PNEU DIANTEIRO 110/70-17

PNEU TRASEIRO 140/60-17

DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.310 mm

ALTURA DO ASSENTO 795 mm

PESO 128 kg

P.V.P. (desde) 2.887 €

Ler artigo completo