Ensino do Design em Portugal junta ‘know-how’ luso e italiano

2 meses atrás 66

O Istituto Europeo di Design e a Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto celebram uma parceria que visa criar oportunidades de formação e promover novos fluxos de estudantes a nível internacional. Os programas serão anunciados no outono.

A parceria que envolve duas instituições culturais com uma longa história, identidade e forte reputação académica nos seus respetivos mercados, o IED – Istituto Europeo di Design e a CESAP – Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto titular da ESAP – Escola Superior Artística do Porto, foi formalmente anunciada no dia 24 de julho e abre portas à conceção de cursos de formação de graduação e pós-graduação a ministrar no Porto nos domínios da Moda e do Design.

Menos de 20 anos separam a criação das duas instituições. O IED nasce em 1966, sendo atualmente a maior rede de ensino superior no domínio criativo com uma perspetiva global e uma matriz cultural profundamente italiana, ao passo que o CESAP/ESAP é uma instituição de utilidade pública sem fins lucrativos que prossegue a sua missão pedagógica ao serviço da Arte através da Escola Superior Artística do Porto há mais de quarenta anos. E ambas partilham a mesma filosofia e visão no que toca à divulgação da cultura artística e do design.

Em comum têm, também, um forte compromisso para com a comunidade e o meio ambiente, promovendo a ligação entre o universo académico e o mercado de trabalho. Enquanto observatórios de investigação, a sua missão passa por fazer convergir metodologias e conhecimento no desenho de cursos relevantes para as necessidades das indústrias criativas na atualidade.

Com os olhos postos no futuro, M. F. Costa e Silva, presidente da CESAP, realça o impacto que esta parceria terá no ensino superior em Portugal, na área do Design e da Moda, em comunicado enviado à imprensa. “A CESAP, na qualidade de entidade instituidora e a ESAP, na qualidade de uma das escolas universitárias de maior prestígio na área do ensino artístico em Portugal, depositam as melhores expetativas nesta parceria com o IED, Instituição de enorme renome internacional, com quem esperamos concretizar projetos a curto, médio e longo prazo com significativo impacto no panorama do ensino superior em Portugal, na área do Design e da Moda, nas suas múltiplas valências e manifestações”.

Riccardo Balbo, Chief Academic Officer do Grupo IED, enaltece o poder transformador do design e a importância de as duas instituições trabalharem juntas na difusão da cultura do design. “Esta nova aventura com o CESAP/ESAP, que tem como objetivo enriquecer o panorama educativo do design e da moda em Portugal com novos estímulos e oportunidades. É um mercado extremamente vital que devemos abordar com entusiasmo. Encontrámos no CESAP/ESAP o parceiro ideal para continuar a difundir a cultura do design, olhando para o mundo através da abordagem transformadora do Design, partilhando um método que alia a teoria à prática, trazida por profissionais ativos como professores”.

A abertura à sociedade é, igualmente, sublinhada por Costa e Silva, assim como o historial nas áreas do ensino das artes, do design e da moda das duas instituições, considerando que “serão proveitosas na prossecução de objetivos comuns que passam não apenas pelo ensino, mas por um conjunto diversificado de outras atividades que, esperamos, venham a ser um fator positivo de afirmação da identidade das instituições envolvidas e na necessária abertura à sociedade e aos novos tempos de cuja exigência saberemos estar à altura”.

O IED não é um ator totalmente novo no panorama do design português, tendo sido parceiro da Modalisboa nas últimas quatro edições, dinamizando a promoção do talento local através do concurso Sangue Novo ao atribuir duas bolsas de mestrado nas sedes do IED em Florença e Milão aos vencedores do concurso de jovens designers de moda.

Além da conceção conjunta dos programas de estudo, existe a convicção de que “esta colaboração irá promover novos intercâmbios e fluxos de estudantes entre Portugal e os países onde o IED está presente – Itália, Espanha e Brasil – conduzindo também a novas sinergias a nível institucional e empresarial”, salienta Riccardo Balbo.

Atualmente, o IED é propriedade da Fundação Francesco Morelli e, desde 2022, que tem o estatuto de Corporação de Beneficiência, enquanto o CESAP/ESAP é uma instituição de utilidade pública sem fins lucrativos desde a sua fundação, cuja missão pedagógica ao serviço da Arte é posta em prática pela Escola Superior Artística do Porto.

No outono serão divulgados os programas específicos. Para mais informações consulte os respetivos sites: cesap.pt / ied.edu

Ler artigo completo