Então, Musk? Rumores sobre atrasos no modelo económico da Tesla regressam

1 mes atrás 49

Há alguns dias, surgiu um rumor que indicava que a Tesla tinha cancelado o seu projeto de lançar um carro elétrico mais barato. Horas depois, o próprio Elon Musk foi às redes sociais para desmentir a suposição. Agora, novas informações a esse respeito trazem notícias preocupantes.

Frota de carros elétricos da Tesla

A Electrek disse que, embora o que Elon Musk afirmou seja verdade, que o projeto não foi cancelado, também é verdade que o seu lançamento será muito possivelmente adiado.

Estas fontes internas alegam que Elon Musk teria indicado aos trabalhadores da fábrica do Texas que a expansão para o novo modelo económico seria adiada, sendo dada prioridade à expansão que albergará o centro de dados para o projeto do táxi autónomo.

Um novo modelo económico que foi identificado internamente como NV9, deveria chegar em 2025 ao mercado. Mas parece que os planos de Elon Musk são outros, já que muitas das pessoas envolvidas no desenvolvimento das suas linhas de produção foram recentemente despedidas.

Tesla

Tesla quer investir mais na condução autónoma

A Tesla vai investir mais recursos na condução autónoma e até já marcou uma data para a sua apresentação, a 8 de agosto. É claro que, da apresentação ao lançamento, há normalmente um longo caminho a percorrer, que, neste caso, pode ser muito longo.

Estas decisões são acompanhadas pela recente ronda de despedimentos, que implicou o corte de 10% da força de trabalho global, mas 20% na fábrica do Texas, e 50% da equipa responsável pelo controlo de qualidade, que surge após um mau trimestre em que as vendas não atingiram os seus objetivos.

Mas o problema pode estar ainda para vir para a Tesla, que está a ver como a concorrência a está a corroer na China, e ameaça fazê-lo na Europa, onde está a cair em termos de vendas pela primeira vez.

Neste momento, as ações estão numa tendência muito negativa, com uma queda de 35% este ano, e sem sinais de terminar a sua descida, principalmente após a referida ronda de despedimentos que retirou figuras-chave da imagem da própria Tesla nas redes sociais.

Leia também:

Ler artigo completo