Entre murros e pontapés. Assim escalou a violência no parlamento turco

1 mes atrás 63

Foi durante a tarde desta sexta-feira que o parlamento turco, em Ancara, foi tomado por uma cena de pancadaria entre os deputados de vários partidos. O incidente ocorreu durante uma sessão da Assembleia turca sobre o caso do deputado da oposição Can Atala, que foi destituído, e novas imagens - que pode ver na galeria acima - mostram como a tensão escalou.

O conflito eclodiu quando o deputado do Partido da Justiça e Desenvolvimento (AKP), Alpay Ozalan, se aproximou do púlpito e agrediu o deputado da oposição Ahmed Sik, que criticava o governo pela detenção de Can Atalay. 

Antes, Sik havia acusado o AKP de ser "a maior organização terrorista" da Turquia. Vários deputados presentes na sessão intervieram, provocando então uma luta entre dezenas de pessoas que durou quase meia hora. Três deputados ficaram feridos após terem sido agredidos na cara.

Sublinhe-se que Can Atalay foi condenado, em abril de 2022, a 18 anos de prisão por ter tentado derrubar o governo em 2013 através de manifestações sem precedentes. Em maio de 2023, foi eleito deputado pelo Partido dos Trabalhadores da Turquia (TIP) e desde então tem estado no centro de uma batalha jurídica. 

O Tribunal Constitucional já ordenou a libertação do governante, de 47 anos, argumentando que o seu direito à "liberdade" e à "segurança individual", bem como o de ser "eleito e de liderar atividades políticas", tinha sido "violado", explicou a AFP. No entanto, o Supremo Tribunal contestou a decisão.

Leia Também: Três deputados ficam feridos em luta no Parlamento turco. E há imagens 

Ler artigo completo