Equipa equatoriana rescinde contrato com jogador devido a... falsificação de idade

2 meses atrás 56

É uma história surreal e, no mínimo, insólita. Na sequência de um comunicado emitido nas últimas horas, o Independiente del Valle, equipa do Equador, anunciou que rescindiu contrato com Alexander Bolaños, avançado de 24 anos. 

O motivo? Falsificação de documentos no que toca à... idade. «O Independiente del Valle informa que rescindiu o contrato com Alexander Bolaños por falsificação de documentos, uma vez que a entidade responsável e administradora do futebol equatoriano comprovou e puniu o jogador», começaram por explicar.

«O clube sente muito esta situação dececionante. Expressamos o nosso total repúdio a este tipo de práticas no futebol do Equador», acrescentaram na nota divulgada nas plataformas oficiais durante a tarde desta sexta-feira.

Segundo informações veículadas pela imprensa do país, o atleta também alterou o nome e não se chama Alexander David Bolaños Casierra, mas sim Jancer Romario Bolaños Casierra. Para além disso, nasceu a 23 de maio de 1994 (30 anos) e não a 12 de dezembro de 1999 (24 anos).

O caso foi tornado público devido a declarações prestadas por Genaro Huacón, empresário, que revelou todos os passos neste processo. «Em 2012 levei-o para Portoviejo. Nesse momento não se podia fazer a transferência por causa da idade, ou seja, fizemos uma mudança de nome e da data de nascimento», disse, em declarações à Radio Sport 890, em abril.

«Ele não se chama Alexander, mas sim Romário, é esse o verdadeiro nome. Mudámos todos os dados na cédula. A data de nascimento também foi alterado, pois. é mais velho do que os 24 anos.  (...) O tio dele, em 2016, ofereceu-me dinheiro em troca do meu silêncio. Nunca mais me pagaram nada», atirou.

🚨 Comunicado Oficial | pic.twitter.com/UoTCItrqf8

— Independiente del Valle (@IDV_EC) July 19, 2024

Ler artigo completo