ERC está insatisfeita com informação sobre fundo que controla a Global Media e aguarda esclarecimentos

9 meses atrás 79

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) não está satisfeita com a informação até agora prestada pelo fundo de investimento que controla o grupo Global Media, detentor de meios de comunicação social como o Jornal de Notícias, Diário de Notícias, TSF e O Jogo. E por isso aguarda mais informação da parte do World Opportunity Fund, fundo detido pela empresa Union Capital Group (UCAP) e registado no paraíso fiscal das Bahamas, que tem 50,25% da Global Media.

Helena Sousa, presidente do regulador dos media, disse esta quinta-feira na Assembleia da República, que “a ERC tem acompanhado e atuado neste dossiê no limite das suas competências legais”, adiantando que “a lei da transparência dos media orienta a nossa atuação nesta matéria”, uma lei aprovada em 2015 e que obriga à divulgação da titularidade, gestão e meios de financiamento das entidades que prosseguem atividades de comunicação social.

Ouvida pelos deputados na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto no âmbito dos requerimentos apresentados pelo PCP e pelo Bloco de Esquerda, relacionados com o despedimento coletivo na Global Media, explicou que foi a 9 de outubro de 2023 que deu entrada na ERC informação da compra, pelo World Opportunity Fund, sedeado no paraíso fiscal das Bahamas, de participações indiretas na Global Media. “A ERC alertou a Global Media de que devia atualizar a informação no Portal da Transparência”, adiantou, referindo que foram identificados como proprietários do fundo a empresa UCAP Bahamas Ltd e o gestor Clement Ducasse.

Artigo Exclusivo para subscritores

Subscreva já por apenas 1€ por semana.

Já é Subscritor?

Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para continuar a ler

Ler artigo completo