Espanha detém alegado jihadista. Tinha contacto com presos por terrorismo

3 meses atrás 55

O Corpo Nacional de Polícia de Espanha deteve, na segunda-feira, um homem, na cidade de Teulada, Alicante, suspeito dos crimes de recrutamento terrorista, doutrinação, autoeducação e glorificação do terrorismo. O detido divulgava inúmeras publicações a favor do Daesh, tendo intensificado, nas últimas semanas, o número, mas também a natureza radical dessas mesmas publicações.

Num comunicado divulgado esta quinta-feira, a polícia revela que a investigação teve início em junho de 2023, "quando os peritos na luta contra o terrorismo tomaram conhecimento de que um indivíduo, de nacionalidade marroquina, estava a divulgar conteúdos jihadistas através das suas redes sociais".

Após as devidas investigações policiais, "confirmou-se que o detido, que aderiu plenamente aos postulados ideológicos da organização terrorista, residia em território espanhol, especificamente na cidade de Teulada". 

A autoridade sublinha que a investigação "tornou claro" que o suspeito "se encontrava num estado avançado de radicalização". O homem tinha produzido o "próprio material pró-jihadista para o disseminar abertamente" nas redes sociais. Além disso, "mantinha contactos regulares com pessoas já detidas por terrorismo jihadista em Espanha e Marrocos, bem como com combatentes terroristas estrangeiros na região sírio-iraquiana".

Assim, esta semana, foi lançada a operação policial que levou à detenção do suspeito e a uma busca no seu domicílio.

"Os agentes apreenderam uma grande quantidade de material informático e telefónico, bem como diversa documentação relacionada com a investigação, que estão atualmente a analisar", refere a mesma nota.

O detido foi presente ao Tribunal Central de Instrução número cinco, que decretou a sua prisão.

Pode ver um vídeo da detenção na galeria acima.

Leia Também: Funcionário detido por violar cabra em hospital veterinário de Madrid

Ler artigo completo