Espanha. Português esconde droga na fronteira e é condenado a prisão

9 meses atrás 73

Um julgado de Ourense, em Espanha, condenou um português de 47 anos a um ano e três meses de prisão por tráfico de droga.

A sentença impõe ainda o pagamento de uma multa de 8.048,31 euros, valor pelo qual foi avaliada a marijuana apreendida ao arguido. Segundo o jornal Faro de Vigo, a resolução não é definitiva, uma vez que é possível recorrer ao Tribunal Provincial.

No dia 8 de junho de 2020, pouco depois da meia-noite, o arguido viajou de táxi até uma zona fronteiriça a sul de Ourense entre Espanha e Portugal. Não podendo chegar ao seu veículo porque a fronteira estava fechada devido às restrições Covid-19, e ao perceber que havia agentes da Guarda Civil, o arguido escondeu um saco no mato um saco submetendo-se depois ao controlo fronteiriço. 

O homem passou a fronteira, mas voltou poucos minutos depois, com o objetivo de resgatar o saco que tinha escondido na vegetação. Nesse momento, os agentes, já em suspeita, interceptaram-no. Contudo, este conseguiu fugir e atravessar a fronteira para Portugal, sendo mais tarde detido pela Guarda Nacional Republicana (GNR). 

Na bolsa foram encontradas doze embalagens de droga, um total de 1.578,1 gramas, cujo valor de mercado atingiria 8.048,31 euros. O juiz considera que a substância se destinava à venda a terceiros.

No julgamento, o arguido disse que tinha apanhado um táxi para visitar um amigo em Verín - apesar de nessa altura o trânsito estar restringido devido à situação pandémica - e alegou que voltou ao local porque tinha perdido o seu documento de identificação.

O juiz optou mesmo pela condenação e afirmou que "por razões mais do que óbvias", considera a versão dos agentes "muito mais credível" .

Leia Também: Português em fuga após condenação em Espanha. Agrediu mulher após o parto

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo