Especial – 41ª concentração de Faro – foi uma festa!

1 mes atrás 34

Poucos esperavam uma enchente e um sucesso assim tão grandes na 41ª edição da Concentração de Faro, mas foi o que aconteceu. Apesar das noites frescas, tudo o resto esteve bem quente e animado, pois afinal de contas, o que interessava mesmo era viver as motos e reencontrar velhos amigos. Como sempre!

O sucesso da Concentração de Faro tem sido a própria concentração em si. A sua localização, a forma como tudo se mantém ano após ano com apenas algumas mexidas subtis, o clima, o preço acessível tendo em conta tudo a que cada inscrito tem direito mas, acima de tudo, o ambiente que cada um faz dentro do recinto, e isso é o mais importante.

O EVENTO DESTE ANO

Fonte:OFICIAIS BY CUSTOM FOREVER

Uma das novidades de julho passado foi a existência de pulseiras recarregáveis para cada inscrito, pelo que deixou de ser necessário a cada um andar com dinheiro nos bolsos. Uma modernização importante num evento que sempre foi marcado por algum conservadorismo no que toca a inovações. Quanto ao programa deste ano, foram muitos os que apreciaram as grandes bandas de tributos que passaram pelo Vale das Almas, nomeadamente as que homenagearam Queen e também Linkin Park. Para muitos foi mesmo uma surpresa a qualidade apresentada por estas bandas, sem esquecer depois nomes famosos que passaram pelo palco principal, como Entre Aspas, Cuca Roseta, Guano Apes ou Expensive Soul. Os intervalos foram aquecendo com os já tradicionais shows de dança, e pelo palco Oásis o ambiente esteve sempre semelhante ao que já conhecemos de muitos anos anteriores: recheado de gente bem disposta que pretende apenas divertir-se.

O Bike Show esteve a um bom nível e com muitos novos preparadores, e a animação de rua foi entretendo milhares de pessoas durante os finais de tarde, em momentos mais calmos que apelavam ao descanso antes de noites empolgantes. Referência ainda para a excelente presença da marca Indian, mais uma vez, com um bom stand recheado de grandes máquinas, além de ter sido a marca que sorteou no último dia uma FTR entre todos os inscritos. Por falar em inscritos, infelizmente este ano nem todos os que quiseram participar na concentração puderam entrar, pois cedo o Moto Clube anunciou que haviam atingido a lotação máxima de pessoas no recinto. Uma decisão difícil mas que teve de ser tomada pois o local do recinto não cresce (nos últimos anos até teve de ser reduzido), e por razões de segurança não era possível receber dignamente mais participantes. E quem lá esteve percebeu como o recinto estava mesmo apinhado de gente!

Fonte:OFICIAIS BY CUSTOM FOREVER

Não sabemos como será o futuro da concentração, se irá manter os moldes ou se terá de sofrer uma remodelação, mas da nossa parte só temos a agradecer por tudo o que o Moto Clube de Faro fez pelo Motociclismo, pelo Algarve e por Portugal ao longo dos anos. E com um agradecimento especial a um dos grandes responsáveis por tudo ao longo destas 41 edições, naturalmente o Braza. Que venha Faro 2024!

A CONCENTRAÇÃO DE FARO É ÚNICA…

Fonte:OFICIAIS BY CUSTOM FOREVER

Sou um apaixonado por motos, e desde que trabalho no setor não perdi uma concentração, ou seja, desde aproximadamente 1996/1997. Ao longo de todos estes anos, houve umas melhores e outras piores, mas sempre no patamar de estupendas ou fenomenais e com novidades de ano para ano.

Apenas uma organização irrepreensível e detalhada consegue transportar o sucesso de um evento com esta dimensão ao longo dos anos, transformando-o no maior evento turístico do Algarve, todavia não reconhecido pelas entidades oficiais à exceção da Câmara Municipal de Faro e do seu presidente, Dr. Rogério Bacalhau, um motociclista e fervoroso convicto da mais-valia que este mega evento traz ao seu município.

Cada vez mais, levo a considerar que entidades como o turismo do Algarve, ASAE, ICNF e outras entidades são instruídas para tentar colocar entraves à organização deste evento no Vale das Almas, dado que provavelmente é um dos locais mais apetecíveis para a construção de Resorts, exploração imobiliária e afins, e não para aquilo que tanto apregoam ao comunicar que é pelo impacto ambiental, dado que existe um tipo de planta que apenas “sobrevive” neste local e que temos de preservá-la. No dia em que a concentração de Faro não se realizar no Vale das Almas certamente existirá um fogo que eliminará estas “plantinhas”, para no ano seguinte estar repleto de fachadas de cimento.

Fonte:OFICIAIS BY CUSTOM FOREVER

Assim, sublinho que a concentração de Faro tem de continuar no Vale das Almas, dado que se existe alguma entidade que tem protegido e bem a parte ambiental é o Moto Clube de Faro, para além do trabalho social que desempenha ao longo do ano.

A todos os motociclistas, Farenses e indivíduos de bom senso e princípios, devemos protestar de forma cívica e ajudar esta grande instituição que é o Moto Clube de Faro, no reforço de comunicar que este local é um marco motociclístico não apenas a nível nacional mas internacional, e que não desejamos a concentração em qualquer parque de estacionamento, baldio, estádio do Algarve, etc…

Ler artigo completo