Está a consumir demasiados laticínios e estas são as provas

3 horas atrás 16

O cálcio e a vitamina D são dois dos nutrientes que consegue obter através do consumo de laticínios. São essenciais para a saúde óssea, mas em alguns casos podem trazer problemas. O consumo em excesso poderá ter consequências para algumas pessoas.

"Quando os laticínios são consumidos em quantidades moderadas podem trazer benefícios para a saúde óssea e diminuir o risco de pressão alta, diabetes e doenças cardíacas", revela a dietista Sheri Gaw à revista Parade. 

Leia Também: Todos deviam saber isto. Ajuda a manter o intestino saudável

Embora existam vantagens, o consumo em excesso pode revelar-se prejudicial para algumas pessoas. No caso de quem não consegue tolerar grandes quantidades, os problemas digestivos são os mais evidentes.

É o caso de gases, diarreia, inchaço e cólicas. "A má absorção de lactose pode levar à intolerância, o que torna as pessoa mais propensas a ter este tipo de sintomas. Com má absorção ou intolerância à lactose, a maioria das pessoas pode tolerar um pouco de lactose, mas a quantidade varia com a gravidade", continua.

Este tipo de problemas pode acontecer mesmo a pessoas que não tenham qualquer tipo de historial, algo que está relacionado com o excesso de laticínios. Também poderá levar ao aumento do colesterol e da pressão arterial.

"Os laticínios têm sódio e alguns produtos lácteos, como os gelados e queijos cremosos, têm altos níveis de gordura saturada, o que pode afetar a saúde do coração quando consumidos em excesso. Elevados níveis de sódio podem aumentar a pressão arterial. A gordura saturada em excesso pode elevar os níveis de colesterol no sangue."

Leia Também: Quatro coisas que pode fazer todos os dias para cuidar do intestino

Ler artigo completo