Esta Kawasaki com motor 2 tempos mete uma Hayabusa no «bolso»

8 meses atrás 84

O que acontece se juntarmos 16 motores a dois tempos de três cilindros? Simon Whitelock não quis ficar a imaginar e lançou «mãos à obra».

A Kawasaki KH250 é um excelente exemplo de um clássica dos anos 70. Quadro de duplo berço, travões de disco simples e um estridente motor a dois tempos a animar todo o conjunto.

Antes da chegada «em força» dos motores a quatro tempos — que tomaram de assalto o mundo das duas rodas na década de 80 — era esta a receita que fazia vibrar (literalmente) quem procurava uma mota de alta performance.

Eram tempos de uma incrível liberdade criativa. Valia quase tudo e Simon Whitelock, um entusiasta destas mecânicas, sabia disso. Foi por isso que a partir de 16 motores tricilíndricos decidiu fazer um.

O resultado foi a Tinker Toy, um mota de superlativos, única no mundo.

Whitelock Tinker Toy - vista lateral© Bonhams A distância entre eixos faz inveja alguns automóveis. Foi a única forma de acomodar este «supermotor».

Os múltiplos motores KH250 deram origem a um motor com 4.2 litros de capacidade, com seis bancadas de oito cilindros cada uma. A potência máxima não é conhecida mas há quem aposte em mais de 500 cv.

Ou seja, mais do dobro da potência que debita, por exemplo, outro monstro alado: a Suzuki GSX-1300R Hayabusa. Um modelo que já mereceu um artigo especial aqui na Razão Automóvel.

O peso total do conjunto ronda uns impressionantes 590 kg e é necessário um motor suplementar de 125 cm3 para assumir o papel de motor de arranque. Isto, além de um alternador de automóvel para alimentar as 48 velas que fazem faísca para detonar a mistura em cada um dos cilindros.

Claramente, nem os travões nem o quadro parecem estar à altura da potência que este motor é capaz de desenvolver — eventualmente, nem com o motor de origem. O que só faz aumentar a nossa admiração por este «monstro».

Caso tenha ficado interessado, podemos adiantar que a Tinker Toy vai estar disponível brevemente em mais um leilão da Bonhams.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Ler artigo completo