Este podia ser o Ami Buggy da Jeep

1 mes atrás 62

O Citroën Ami tem sido um fenómeno entre os quadriciclos e dele já derivaram o Opel Rocks e o Fiat Topolino. Porque não um Jeep?

É o que propõe Emmanuel Klissarov, ex-designer da Renault (exterior do Scénic IV é de sua autoria) e Mercedes-Benz, que partindo do pequeno Ami propôs o Jeep Dune. Uma proposta (por enquanto, apenas virtual) para a selva urbana, mas com muitos genes da Jeep.

Não falta a face clássica da Jeep, composta por sete barras verticais ladeada por dois faróis LED circulares. O lado mais aventureiro é dado pelas rodas semi-expostas, «gaiola» tubular e nem sequer falta um pneu sobressalente na traseira.

Tal como o Ami, o design do Jeep Dune aposta forte na simetria, que permite reduzir o número de peças. Klissarov explora também o potencial de personalização, já que é possível na sua proposta trocar vários painéis, incluindo o dianteiro.

Do «primo» francês, o Jeep Dune herda também a cadeia cinemática elétrica: são apenas 8 cv e uma bateria de 5,5 kWh que dá para, oficialmente, 75 km. Fazendo jus à classificação de quadriciclo ligeiro, está limitado a 45 km/h.

Faria sentido a Jeep expandir a sua marca para quadriciclos?

Teste: Testámos a autonomia real do Jeep Avenger 100% elétrico


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Ler artigo completo