Estreantes, talento e reconhecimento: está aí a final four da Taça da Liga!

8 meses atrás 53

Leiria é, novamente, «casa» da final four da Allianz Cup. Esta é a quarta vez que o Estádio Dr. Magalhães Pessoa servirá de palco da fase final da prova, com a cidade como pano de fundo de uma semana de animação, atividades e muita emoção nos mais variados cantos e nas mais variadas ruas. 

SC Braga e Sporting inauguram as meias-finais, ao defrontarem-se esta terça-feira, enquanto o Benfica irá decidir destino com o Estoril Praia - emblema que eliminou o FC Porto na fase de grupos desta competição.

O FC Porto foi o último vencedor da Taça da Liga @Catarina Morais / Kapta +

Esta será a 17ª edição da Taça da Liga, a oitava em formato final four radicada num único local. Depois de Algarve, em 2017, e Braga, entre 2018 e 2020, Leiria organiza a derradeira fase da quarta prova mais importante a nível nacional - a seguir a Campeonato, Taça de Portugal e Supertaça - pelo quarto ano consecutivo.

A cidade do Lis volta a concentrar as atenções do futebol português em si mesma durante uma semana onde tudo pode acontecer no relvado. Com o atual detentor do troféu fora de prova, há a certeza de um novo vencedor - podendo ser inédito, no caso do Estoril Praia, ou não, no caso dos restantes.

A casa da União de Leiria recebe, dentro das quatro linhas, talento múltiplo dos quatros emblemas. Rafik Guitane ou Rodrigo Gomes dos canarinhos, Ricardo Horta ou Rodrigo Zalazar dos gverreiros, Viktor Gyokeres ou Morten Hjulmand dos leões e João Neves ou Ángel Di María das águias. Há muito material para fazer brilhar os olhos dos adeptos.

Três estreantes e o Senhor Taça da Liga

Todos estes clubes já estiveram presentes em fases adiantadas da Taça da Liga, ainda em que em formatos diferentes. No entanto, três dos treinadores em prova nunca alcançaram a final four. Artur Jorge, Roger Schmidt e Vasco Seabra chegam aqui pela primeira vez.

O SC Braga já venceu a prova por duas ocasiões, tendo marcado presença em nove meias-finais. Artur Jorge nunca participou na prova como jogador e, como treinador, é a segunda vez que a disputa no comando dos gverreiros - sendo que, na época passada, foi derrotado pelo Sporting nos quartos-de-final.

No que concerne ao Estoril Praia, falamos da primeira vez que os canarinhos estão presentes nesta fase da prova. Desde 2007, esta já é melhor participação da equipa da Linha. Ao comando de três equipas distintas, Vasco Seabra participou em nove jogos da Taça da Liga em quatro (!) edições diferentes, mas nunca passou da fase de grupos, tanto com Paços de Ferreira como com o CD Mafra. Esta será a primeira vez que marcará presença na final four

Rúben Amorim já venceu por... nove vezes @Vítor Parente / Kapta+

O Benfica já é «conhecido nestas andanças». Vencedor em sete ocasiões, finalista vencido numa, chega à meia-final por mais seis e apenas ficou pela fase de grupos por três vezes. Porém, em Leiria, Roger Schmidt, é, também ele, estreante. Depois de, na temporada passada, as águias terem ficado pela fase de grupos, eliminadas pelo Moreirense, o técnico alemão vai ter igualmente a primeira experiência de final four em Portugal.

Sobre o técnico em 'falta', falamos de nove troféus levantados. Seis como jogador, três como treinador. Será que podemos apelidar Rúben Amorim de Senhor Taça da Liga?

Nas 16 edições passadas, o Sporting marcou presença nas meias-finais em dez ocasiões, esteve em sete finais e venceu a prova quatro vezes. Os leões são mesmo o segundo clube com mais vitórias na competição, apenas superados pelos vizinhos da Segunda Circular.

Ler artigo completo