Estudante da Universidade de Coimbra distinguido pela multinacional ABB

10 meses atrás 100

André de Sousa Nunes Teixeira desenvolveu um método inovador para ajudar robôs móveis e máquinas agrícolas inteligentes a navegarem autonomamente em ambientes naturais, contendo árvores ou arbustos dispersos, no âmbito da tese de mestrado. Obteve nota 20.

Um estudo de André de Sousa Nunes Teixeira, estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, foi distinguido com o Prémio ABB do ano letivo 2021/2022, atribuído pela multinacional Asea Brown Boveri (ABB).

A cerimónia de entrega realiza-se esta quinta-feira, 21 de dezembro, na Sala do Conselho no edifício central da Faculdade no Polo II da Universidade de Coimbra.

André Teixeira, estudante do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, realizou o estudo em causa no âmbito da tese de mestrado a que deu o nome de LiDAR-based Topological Mapping of Orchard Environments, classificada com 20 valores. Lino Marques, docente do DEEC e investigador no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) foi o responsável pela orientação da dissertação.

No decorrer deste trabalho, o estudante desenvolveu um método inovador para ajudar robôs móveis e máquinas agrícolas inteligentes a navegarem autonomamente em ambientes naturais, contendo árvores ou arbustos dispersos, como os que se encontram em pomares, olivais e florestas. Este método utiliza um sensor laser para detetar e registar a forma desses elementos de vegetação e estimar a posição do robô relativamente aos mesmos, o que permite mapear campos de grandes dimensões e realizar tarefas repetitivas nesses campos, com precisão e durante longos períodos.

O Prémio ABB distingue anualmente o estudante do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FCTUC que tenha obtido a classificação mais elevada numa dissertação de mestrado desenvolvida nas áreas de atuação da ABB, nomeadamente Automação Industrial, Controlo Automático, Robótica, Domótica e Acionamentos / Variação de velocidade. O prémio, no valor de mil euros, contempla ainda a possibilidade do premiado realizar um estágio remunerado na empresa.

Ler artigo completo