EUA dão autorização preliminar para venda de munições a Israel

9 meses atrás 92

"Os Estados Unidos estão comprometidos com a segurança de Israel e a assistência a Israel favorece os seus interesses regionais", lê-se num comunicado da Agência de Cooperação para a Segurança Defensiva (DSCA), o departamento do Pentágono encarregue da venda de material militar a países aliados dos EUA.

No comunicado citado pela agência espanhola de notícias, a Efe, no qual a DSCA dá conhecimento aos deputados norte-americanos da possível venda, lê-se que o governo israelita pediu 13.981 munições explosivas, solicitando também informações técnicas, apoio humano e serviço de apoio logístico.

Na resposta, a secretaria de Estado dos EUA, equivalente ao Ministério dos Negócios Estrangeiros nos governos europeus, afirmou que "existem razões de emergência para aprovar esta venda como sendo do melhor interesse da segurança nacional dos Estados Unidos", segundo a Efe.

Em causa estão munições explosivas antitanque M830 A1, de calibre 120 milímetros, e mais equipamento relacionado, no valor de 106,5 milhões de dólares, cerca de 98 milhões de euros.

As munições serão usadas pelo exército israelita "para se defenderem das ameaças regionais" e o envio, se for aprovado, "não altera o equilíbrio militar básico da região", diz o Pentágono.

Leia Também: Mais de 25% das zonas urbanas de Gaza foram varridas do mapa

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo