EUA impõem sanções contra "rede" de abastecimento do Irão

6 meses atrás 59

"Estas sanções visam três indivíduos e quatro entidades ligadas à compra de tecnologia sofisticada dos Estados Unidos para ser utilizada pelo Banco Central do Irão, em violação das restrições e sanções à exportação dos Estados Unidos", declarou o Departamento do Tesouro norte-americano num comunicado.

Entre outras coisas, o Banco Central do Irão é visado por estas sanções "pelo seu papel na prestação de apoio financeiro à Força Qods", o braço de operações no estrangeiro dos Guardas da Revolução Iranianos, acrescenta a nota.

"O Banco Central do Irão tem desempenhado um papel fundamental na prestação de apoio financeiro à Força Qods e ao Hezbollah, dois intervenientes fundamentais determinados a desestabilizar ainda mais o Médio Oriente", afirmou o subsecretário do Tesouro para o Terrorismo e a Informação Financeira, Brian Nelson.

Pelo que "os Estados Unidos continuarão a utilizar todos os meios disponíveis para interromper as tentativas ilegais do regime iraniano de adquirir tecnologias sensíveis dos EUA e fatores de produção críticos", advertiu.

Leia Também: EUA e G7 ameaçam Irão com sanções por envio de armas à Rússia

Ler artigo completo