EUA punem empresas russas por evasão a sanções a oligarca amigo de Putin

5 meses atrás 74

Este oligarca foi sancionado pelos Estados Unidos, Austrália, Canadá, União Europeia (UE), Nova Zelândia e Reino Unido, depois de, em 2018, ter sido acusado de lavar dinheiro para o Presidente russo, Vladimir Putin.

"A ação de hoje reafirma o nosso compromisso de combater as tentativas de contornar as sanções internacionais e os controlos às exportações. Continuaremos a proteger o sistema financeiro internacional e a tomar medidas contra os intervenientes dentro e fora da Rússia que facilitam a evasão das sanções", explicou o Departamento de Estado norte-americano.

Oleg Deripaska Vladimirovich, de 56 anos, é um empresário e diretor executivo da principal empresa de alumínio da Rússia, Rusal.

Em 2020, os Estados Unidos acusaram Deripaska de lavar dinheiro para Putin, alegando documentos em que este empresário era identificado como uma das figuras próximas do líder russo associado a várias atividades criminosas.

Recentemente, o oligarca criticou as sanções ocidentais, acusando-as de não terem eficácia, classificando-as como "instrumento do século XIX", e elogiando a "resiliência da economia russa".

Leia Também: Putin em Pequim para "evitar perturbações" no apoio económico chinês

Ler artigo completo