EUA reforçam necessidade de um Estado palestiniano independente

9 meses atrás 77

Mundo

Antony Blinken, secretário de Estado do país, entende que a eficácia desse Estado depende da colaboração do Governo de Israel.

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, presente no Fórum Económico Mundial, em Davos, na Suíça, reforça a necessidade de um Estado palestiniano independente e garante que, para isso, a ajuda de Israel é essencial.

Blinken afirma que os palestinianos necessitam de um Governo e de uma estrutura de governação que potencie a entrega de tudo aquilo que é necessário no território.

“Algumas das coisas que têm de ser providenciadas são as funções básicas de governação: serviços, ausência de corrupção, transparência na forma como se trabalha no Governo”, explica.

Reconhece ainda que o povo da Palestina está a “esforçar-se” para encontrar uma forma de governação “mais eficaz” que consiga providenciar “o que as pessoas querem”.

Na terça-feira, os EUA admitiram que estão otimistas sobre a possível conclusão de um novo acordo para a libertação de reféns na Faixa de Gaza e que pretendem aumentar a ajuda ao enclave.

Ler artigo completo