EUA: “Vasta maioria” de responsáveis da Fed vê corte em setembro como provável

1 mes atrás 27

“Uma vasta maioria” dos responsáveis de política monetária nos EUA “considerou apropriado, se os dados continuarem a sair como esperado, começar a aliviar a política na próxima reunião”, a realizar em setembro, mostram as atas do encontro de julho divulgadas esta quarta-feira.

A “vasta maioria” dos responsáveis pela política monetária norte-americana acreditam que setembro marcará o arranque da descida de juros após a escalada mais rápida das taxas de referência em várias décadas, isto se os dados macroeconómicos continuarem a mostrar uma evolução favorável na luta contra a inflação. As atas da reunião mais recente da Reserva Federal reforçam a probabilidade de um corte já em setembro, um cenário que o mercado já tomava como certo.

O documento publicado esta quarta-feira fala numa maioria entre os participantes na reunião da Fed de 30 e 31 de julho que “considerou apropriado, se os dados continuarem a sair como esperado, começar a aliviar a política na próxima reunião”, a realizar em setembro. Apesar de não indicar nomes ou quantos responsáveis do banco central apoiam esta estratégia, a linguagem usada no comunicado é um sinal claro de um consenso abrangente em torno do assunto.

O mercado vinha já dando como certo um corte de juros em setembro, visão que ganha assim mais força.

Ler artigo completo