Euro'2024: Manafá aposta em Portugal pela qualidade dos jogadores

1 semana atrás 27

"Portugal, com este treinador, está muito bem: a equipa está mais coesa e mais focada", reconheceu Manafá, em declarações à agência Lusa, destacando a qualidade da formação portuguesa e o trabalho do selecionador Roberto Martínez.

O antigo lateral do FC Porto, de 29 anos, justifica o favoritismo luso com a "muita qualidade" da geração de futebolistas nacionais, destacando-a, por exemplo, das potências Alemanha e Espanha.

"A seleção mais difícil deve ser a França, mas Portugal é, sem dúvida, um dos favoritos. Eu acho que Portugal vai fazer um Europeu muito bom mesmo, se não ganhá-lo", referiu.

Depois de uma experiência no Granada, Manafá rumou no início do ano ao Shanghai Shenhua, no qual alinham também o compatriota João Carlos Teixeira, mas também outros jogadores com passagens por clubes portugueses, como André Luís, Aidi Fulangxisi, Lin Cui e Cephas Malele.

O Shenhua lidera a Superliga chinesa, com 26 pontos, em 10 jogos -- mais cinco do que o Shanghai Port, que tem menos um encontro disputado.

Manafá ingressou no futebol chinês depois da reestruturação ocorrida após a pandemia de covid-19, que expôs a insustentabilidade dos gastos, com dezenas de clubes chineses a entrarem em falência nos anos seguintes.

A transferência do lateral foi uma das várias mediadas por Pedro Neto, agente português que desde 2010 negoceia jogadores para o país asiático.

"Os nomes dos jogadores contratados são menos sonantes, mas a competitividade é maior", admitiu Pedro Neto, também em declarações à Lusa.

Neste contexto, o mercado português tornou-se "apetecível" para os chineses, que reconhecem "qualidade, boa formação, competência e educação de jogo" nos jogadores das competições lusas.

Ler artigo completo