EuroBic alcança lucros de 104 milhões de euros em 2023

3 meses atrás 81

O banco liderado por José Azevedo Pereira aumentou os lucros em 158% em comparação com o período homólogo, reforçando o volume de negócios em 2023.

O EuroBic alcançou lucros de 104 milhões de euros no conjunto de 2023, ano em que o Abanca anunciou a compra de 100% do capital da instituição financeira liderada por José Azevedo Pereira.

“Num exercício marcado pela relativa contração de algumas das principais economias da zona euro e pela implementação de medidas de política monetária tendentes a combater as pressões inflacionistas, o EuroBic alcançou, no ano de 2023, um resultado líquido positivo de cerca 104 milhões de euros, um aumento de 158% em comparação com o período homólogo”, refere num comunicado divulgado esta segunda-feira.

A instituição financeira indica ainda que conseguiu reforçar o volume de negócios em 1,1% para 12.312 milhões de euros, “com forte contributo do incremento dos recursos de clientes, através de uma variação positiva de mais de 200 milhões de euros (mais 3,3%) para 6.442 milhões de euros”. Por outro lado, o montante de crédito concedido situou-se nos 5.574 milhões de euros.

Sobre o risco de crédito, o rácio de crédito malparado registou uma melhoria, reduzindo-se para 3,6%, em termos brutos, e 0,9%, em termos líquidos.

Por outro lado, os rácios de capital foram reforçados, com o CET1 a subir 15,38%, “superando claramente os requisitos regulamentares”, indica.

O banco refere ainda que, na área seguradora, foram subscritas novas apólices responsáveis por mais 1,34 milhões de euros em prémios cobrados.

“O desempenho do EuroBic em 2023 foi mais uma demonstração da capacidade que o banco exibe para ultrapassar desafios, fruto da enorme ética de trabalho e determinação dos nossos colaboradores, sempre com o propósito de prestarmos o melhor serviço possível aos nossos clientes”, afirma José Azevedo Pereira, presidente da comissão executiva do banco.

O Abanca anunciou no final do ano passado um acordo de compra de 100% do capital do EuroBic, tendo recebido em março luz verde da Autoridade da Concorrência para avançar com a operação. Ficaram a faltar as autorizações regulatórias.

“O ano 2023 foi ainda marcado pela assinatura de um acordo mediante o qual, uma vez obtidas as permissões da Autoridade da Concorrência e do Banco Central Europeu e respeitadas as restantes condições contratuais, o capital próprio do Banco será adquirido na íntegra pelo Abanca Corporación Bancária”, conclui.

Ler artigo completo