Ex-agente recebe indemnização milionária após denúncias contra a polícia

8 meses atrás 67

Rebecca Kalam, uma ex-agente recebeu uma indemnização após ganhar um processo por discriminação sexual contra a polícia de West Midlands, em Inglaterra. 

O caso remonta a 2012, quando Rebecca foi transformada na "rapariga propaganda" da unidade de armas de fogo. Segundo a Sky News, que cita o Tribunal do Trabalho, foi-lhe dito que não poderia passar no curso de formação caso não concordasse em ser fotografada.

No mesmo ano, durante um treino, foi obrigada a despir-se até ficar em roupa interior e, enquanto fazia flexões, um instrutor masculino colocou o pé na parte de trás do seu pescoço e disse: "Só porque tens mamas, não significa que não possas fazer flexões."

Mais tarde, em 2016, voltou a ser obrigada a participar numa sessão fotográfica, apesar de estar grávida de cinco meses. Na queixa apresentada em tribunal, denunciou ainda que os agentes desenhavam imagens de órgãos genitais nos quadros da esquadra e usavam linguagem misógina. 

A indemnização de 820 mil libras (cerca de 950 mil euros) surge após lhe ter sido atribuída, em novembro, uma outra indemnização de três mil libras (cerca de 3.500 euros) por denúncias de assédio e discriminação sexual.

Numa declaração, citada pela Sky News, o chefe-adjunto da polícia de West Midlands, Scott Green, lamentou que "não tenha sido feito nada mais cedo para resolver os graves problemas levantados pela Sra. Kalam".

— West Midlands Police (@WMPolice) January 9, 2024

O responsável, que pediu desculpa à vítima, afirmou, contudo, que os casos denunciados remontam a 2012 e que os agentes "trabalharam arduamente para melhorar a cultura, as normas e o ambiente de trabalho" nos últimos anos.

"Não há lugar na polícia para comportamentos misóginos, discriminatórios ou desrespeitosos e foram feitos muitos progressos no sentido de estabelecer e reforçar os mais elevados padrões de conduta e profissionalismo", frisou ainda, em comunicado.

Leia Também: Após relatos de roubos, Reino Unido vai baixar preço do leite em fórmula

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo