Ex-presidente da AdP na presidência das Sociedades de Garantia Mútua

2 meses atrás 65

O BPF diz que a entrada em funções desta nova equipa de gestão depende do processo de avaliação de adequação e idoneidade (‘fit and proper’) por parte do Regulador, a iniciar após a nomeação nas Assembleias Gerais das quatro Sociedades de Garantia Mútua.

O Banco de Fomento fez uma proposta de nova equipa de gestão para liderar a fusão das Sociedades de Garantia Mútua. A  nova equipa é comum às quatro Sociedades e entra para o mandato de 2024-26, será também a equipa a vigorar no pós-fusão.

O ex-presidente da Águas de Portugal, José Athayde Furtado, é proposto para CEO. “A Comissão Executiva proposta é experiente e complementar, sendo liderada por José Furtado, que foi um dos fundadores do sistema de garantia mútua em Portugal”, lê-se no comunicado.

No contexto do processo de fusão em curso das Sociedades de Garantia Mútua (SGM) – Agrogarante, Garval, Lisgarante e Norgarante – o Banco Português de Fomento propõe, em Assembleia Geral, a nomeação de uma nova equipa de gestão comum às quatro Sociedades, para o mandato de 2024-26. Uma vez realizada a fusão, será também a equipa de gestão a vigorar na sociedade resultante da fusão.

Joaquim Pinheiro, aprovado nas Assembleias Gerais de maio de 2024 como Presidente do Conselho de Administração da Garval, Lisgarante e Norgarante, assumirá também a mesma função na Agrogarante.

Na Comissão Executiva está ainda Marta Penetra, já anteriormente nomeada como administradora executiva da Garval e da Lisgarante, representando nestas sociedades o acionista BPF. Mas também Rui Teixeira, que “desempenhou funções de liderança ao longo dos últimos 36 anos no Banco Comercial Português”.

Ainda como executivo surge Rui Saraiva da Silva, com formação jurídica e mais de 30 anos de experiência na gestão de recuperação e contencioso, foi Diretor de Sinistros e Contencioso na Cosec – Allianz Trade.

Joaquim Pinheiro foi Diretor-Central na Direção de Parcerias Imobiliárias, na Direção de Não Residentes, na Direção de Recuperação de Crédito a Empresas e na Direção de Corporate Banking do Banco BPI; Administrador não executivo do BPI Pensões e Administrador executivo da Lisgarante.

“Como vogais não executivos, propõe-se a nomeação de Jaime Andrez, Isabel Lourenço e Ana Filipa Mendes”, diz o BPF.

Jaime Andrez é o ex-Presidente do Conselho de Administração da Parpública, do IAPMEI, do Inovcapital e do INPI.Foi ainda membro do Conselho da Autoridade da Concorrência, entre outros cargos.

Isabel Lourenço é Professora Catedrática e Diretora do Departamento de Contabilidade no ISCTE-IUL; e Ana Filipa Mendes, foi Membro do Conselho de Administração da Raize, Membro do Conselho de Administração e da Comissão de Auditoria da Impresa, entre outros.

!Para a presidência da Mesa da Assembleia Geral, propõe-se a nomeação de José António Barros, reconhecido pelo seu papel enquanto Presidente da SPGM – Sociedade de Investimento, a holding do Sistema Português de Garantia Mútua e por ter presidido às Sociedades de Garantia Mútua Norgarante, Lisgarante, Garval e Agrogarante, sendo considerado um dos fundadores do Sistema Português de Garantia Mútua”, refere o BPF.

“O Vice-Presidente fica o Banco Português de Fomento, a nomear em função da necessidade, e a Secretária da Assembleia mantém-se Carla Teixeira, quadro do BPF”, adianta o banco promocional.

Para Fiscal Único e Revisor Oficial de Contas, e até que seja possível a constituição de uma Comissão de Auditoria, entrará a KPMG & Associados, Sociedade de Revisores Oficiais de Contas, representada por Miguel Pinto Douradinha Afonso.

O BPF diz que a entrada em funções desta nova equipa de gestão depende do processo de avaliação de adequação e idoneidade (‘fit and proper’) por parte do Regulador, a iniciar após a nomeação nas Assembleias Gerais das quatro Sociedades de Garantia Mútua.

Ler artigo completo