Exportações e importações registam diminuição no terceiro trimestre do ano

9 meses atrás 70

Em outubro nas exportações de bens, que registaram uma variação homóloga nominal de -3,1%, face aos -8,6% registados no mês anterior e as importações apresentaram uma variação homóloga nominal negativa de 2% face aos -12,7% registados em setembro.

As exportações e importações de bem registaram uma diminuição de 6,4% e 10,1%, respetivamente, no terceiro trimestre do ano face ao mesmo período de 2022. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE) as exportações de bens registaram uma variação homóloga nominal negativa de 3,1% e as importações apresentaram, também, uma variação homóloga nominal negativa de 2% em outubro.

Em outubro nas exportações de bens, que registaram uma variação homóloga de -3,1%, face aos -8,6% registados no mês anterior, destacou-se a categoria de combustíveis e lubrificantes, que refletiram um decréscimo em volume de 5,9% e uma redução de 17,3% do preço no mercado internacional destes produtos.

Nas importações, cuja variação homóloga se situou nos -2% face aos -12,7% registados em setembro, a categoria de combustíveis e lubrificantes também foi a que mais se destacou, com uma diminuição do volume em 7,3% e do seu preço em 16,9%.

A balança comercial atingiu um défice de 2.900 milhões de euros em outubro, o que reflete acréscimos de 18 milhões de euros em termos homólogos e de 669 milhões de euros face ao mês anterior.

Ler artigo completo