Falta de docentes? "É preciso garantir formação e condições de trabalho"

3 meses atrás 42

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, reafirmou o compromisso "com a recuperação do tempo de serviço dos professores, mas também com a qualidade da escola pública", esta quarta-feira, após ter reunido com o secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira.

Segundo Mortágua, citada pelo Esquerda.net, a a qualidade da escola pública passa, neste momento, por "atrair professores" através de medidas para "tornar a carreira desejável".

A bloquista defendeu ainda a necessidade de profissionalizar os professores contratados "que foram socorrer as escolas com falta de professores", considerando que se o país quer ter professores nos próximos anos letivos "é preciso garantir formação e condições de trabalho a todas as pessoas que entraram na escola contratadas com vínculos precários".

Mortágua sublinhou também que a falta de professores "não é um problema apenas do público, as escolas privadas também estão a contratar professores sem profissionalização" para suprir a falta de docentes nos seus estabelecimentos.

Por seu lado, Mário Nogueira reveliu aos jornalistas que não estava ali na posição de avaliar cada proposta dos partidos para a Educação e que sabe distinguir "entre os partidos que defendem uma escola pública em condições e outros programas que apontam noutros sentidos", sublinhando que o BE "já deu provas no passado" de pertencer ao primeiro grupo, pela coerência das suas iniciativas com as posições que tem defendido.

Mário Nogueira e Mariana Mortágua estiveram reuniram-se na sede do BE, no âmbito da série de reuniões que a Fenprof tem promovido com os partidos.

Leia Também: Fenprof pede a docentes que avancem com ações devido a reinscrição na CGA

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo