Um farmacêutico, de 33 anos, foi detido pela Polícia de Segurança Pública (PSP), na quarta-feira, por ser suspeito da prática dos crimes de furto e burla informática, na freguesia lisboeta de Alvalade. Segundo a autoridade, o homem apoderou-se dos cartões de débito de alguns idosos e usou-os para benefício próprio, lesando as vítimas num total de 20 mil euros.
Em comunicado, enviado esta sexta-feira às redações, a PSP revelou que o suspeito, "ao longo dos últimos dois meses, apoderou-se de vários cartões de débito de um conjunto de idosos que procuravam a farmácia para levantar os seus medicamentos".
"Com recurso a astúcia e retirando partido das fragilidades associadas à avançada idade, o suspeito observava os lesados a inserir o PIN e ficava na posse dos cartões. Mais tarde, numa caixa de multibanco procedia a transferências e pagamentos em benefício próprio", explicou a autoridade.
As autoridades conseguiram identificar o suspeito e foi possível reconstituir as suas "ações através do visionamento das imagens de videovigilância da farmácia".
Durante as diligências, após serem inquiridas as vítimas e testemunhas e terem sido analisados os extratos das contas bancárias, apurou-se que o "suspeito subtraiu cerca de 20 mil euros ao conjunto dos lesados".
Foram realizadas buscas que resultaram na apreensão de vários documentos, 900 euros em notas do BCE e uma viatura adquirida com algum do dinheiro subtraído às vítimas.
Após ser presente a primeiro interrogatório, o suspeito ficou sujeito à medida de coação de apresentações quinzenais e obrigado ao tratamento do vício do jogo.
Leia Também: "Muito prestável". PSP auxilia idosa que desmaiou na esquadra do Barreiro