Fãs de Taylor Swift geraram 8,6 terabytes de tráfego na rede Vodafone nos dois concertos em Lisboa

3 meses atrás 91

O volume de tráfego foi maior no sábado. Quas metade dos dados móveis foi processada através de 5G, de acordo com a operadora de telecomunicações.

O segundo dia de concerto da cantora Taylor Swift em Portugal renovou recordes na rede Vodafone. O tráfego de dados gerado pelos fãs da artista considerada a nova rainha da pop totalizou 8,6 terabytes (TB) entre sexta-feira e sábado, de acordo com a operadora de telecomunicações.

O concerto de ontem no estádio da Luz gerou um tráfego de 4,8 TB, que superou os 3,8 TB do dia anterior.

Importa explicar que esses 3,8 TB já tinham superado o valor mais elevado processado até àquele momento no estádio da Luz pela rede da Vodafone, que foi registado a 9 de setembro de 2023, durante o jogo entre o Sport Lisboa e Benfica (SLB) e o Futebol Clube do Porto (FCP), quando o tráfego máximo de dados móveis chegou aos 2,5 TB.

Quase metade (49%) do volume de tráfego do segundo e último concerto da ‘Eras Tour’ em Lisboa foi utilização de rede móvel de quinta geração (5G), dois pontos percentuais acima do primeiro concerto.

“O aumento substancial do tráfego de dados decorre não só da dimensão do evento, como do facto de o perfil de consumo dos utilizadores estar cada vez mais orientado para o recurso às aplicações em dispositivos móveis, tais como Instagram, X, Facebook, YouTube ou TikTok”, explica a empresa liderada por Luís Lopes em Portugal para esclarecer estas percentagens mais elevadas do que noutros eventos musicais.

A Vodafone Portugal lembra ainda que o 5G “é uma rede marcada por menor latência, mais velocidade e capacidade de ligação de mais dispositivos”.

Ler artigo completo