FC Porto perde no prolongamento e deixa contas europeias em aberto

7 meses atrás 55

Emoção não faltou, mas o Bilbao recuperou de uma desvantagem de 12 pontos no 4º período, levou a partida a prolongamento e, aí, acabou mesmo por vencer o FC Porto por 90-86, adiando a qualificação portista para a fase a eliminar da FIBA Europe Cup.

Com a possibilidade (embora pequena) de se qualificar já para a fase a eliminar da FIBA Europe Cup (precisava de vencer e esperar uma derrota do Gottingen), o FC Porto visitava o Bilbao Basket, também este em busca da qualificação, sabendo que era uma difícil missão, até por se tratar de uma equipa da Liga ACB, que tinha vencido na 1ª volta (72-75).

Com uma boa mancha de apoio de adeptos portistas, os comandados de Fernando Sá entraram bem na partida, intensos na defesa, com mãos ativas e foram conseguindo sair na transição, contrariando o grande arranque do base Adam Smith (10 pontos nos primeiros 8 minutos). O jogo foi sendo equilibrado, de resposta e contra-resposta e os triplos fizeram a diferença para o FC Porto fechar o 1º período na frente (21-23).

O jogo estava intenso e agradável e assim continuou no 2º período. O Bilbao entrou bem e com um parcial de 4-0 passou para a frente, mas Fernando Sá pediu desconto de tempo e a equipa ajustou-se bem. As mudanças de liderança foram uma constante. Enquanto o Bilbao ia aproveitando o jogo interior, os dragões eram mais velozes na transição e até conseguiram disfarçar a sua redução de eficácia no tiro exterior, chegando ao intervalo a vencer por 38-39.

Estava tudo em aberto para a 2ª parte e o FC Porto entrou muito bem defensivamente para os segundos 20 minutos, frustrando os lançamentos bascos e acabando por conseguir cavar, pouco a pouco, uma vantagem maior e chegando mesmo ao final do 3º período a vencer por 50-62. Nos últimos 10 minutos, no entanto, o FC Porto não soube equivaler a maior intensidade ofensiva do Bilbao e encheu-se de faltas rapidamente. Os espanhóis aproveitaram e foram diminuindo a desvantagem com base na linha de lance livre.

A vantagem portista desfez-se, o jogo ficou empatado e em aberto para os segundos finais e coube ao Bilbao assumir a última posse de bola, com Adam Smith a tentar a vitória, mas o FC Porto defendeu bem, manteve o 77-77 e levou tudo a prolongamento. Nos cinco minutos extra, o cansaço psicológico tomou conta da turma azul e branca e a eficácia faltou nos momentos decisivos, acabando o Bilbao por vencer, justamente, por 90-86.

Com este resultado, o FC Porto precisará de vencer os alemães do Gottingen na última jornada desta 2ª ronda, para avançar para a fase a eliminar da FIBA Europe Cup.

BILBAO BASKET

EMPATE

FC PORTO

Ler artigo completo