Fernando Pimenta e a final de K1000: «Poderia ter feito um pouco melhor»

1 semana atrás 36

O canoísta português Fernando Pimenta assumiu domingo "que poderia ter feito um pouco melhor" na parte final da prova de K1 1.000 metros dos Europeus, ainda assim com "boas sensações" na conquista do bronze, em Szeged.

"Sem dúvida, foi uma competição bastante disputada. Cumpri parte do que me tinha proposto com o meu treinador, de vir com o meu colega húngaro Balint [Kopasz], que sabíamos que se ia apresentar bastante forte. Estive bem, mas na parte final ficou a sensação de que podia ter feito um pouco melhor. Agora é continuar o trabalho até Paris'2024", disse, em declarações à Lusa.

Relacionadas

Na pista quatro, ao lado do húngaro Balint Kopasz, campeão olímpico e o seu grande rival internacional dos últimos anos, o português terminou em 3.38,099 minutos, a 2,977 segundos do bielorrusso Aleh Yurenia, que se sagrou campeão da Europa, ao deixar o magiar em segundo, a 0,370 segundos.

O surpreendente medalha de ouro, Yurenia, tinha arriscado a desclassificação na meia-final, uma vez que, liderando à vontade, nos últimos metros, olhando persistentemente para ambos os lados, deixou-se atrasar para terceiro, para alinhar na pista nove, que em Szeged tem, por regra, beneficiado os canoístas.

"Estava a contar [com este resultado]. Ele tinha feito jogo de pista nas meias-finais para calhar na pista nove. O vento estaria um pouco favorável. Foi inteligente, mas não é que tenha sido de grande fair play, pois sabemos que influencia muito o resultado. Esta é mais uma etapa de preparação para os Jogos Olímpicos, o que mais interessa", acrescentou.

Pimenta revelou que teve "sensação de domínio" até aos 500 metros, igualado com Kopasz na frente, porém depois deixou-se ir "um pouco abaixo", ainda assim valorizando as "boas sensações em boa parte da prova".

Depois do bronze em K1 1.000 metros e da prata em K1 500, o limiano tem, ainda hoje, a final direta dos 5.000 metros, nos quais tem subido regularmente ao pódio.

Fernando Pimenta espera ter "uma boa largada, tentar ganhar o grupo da frente e deixar alguma energia para disputar" o triunfo na parte final de um evento que reúne os melhores especialistas internacionais da distância, boa parte deles focados apenas nesta distância.

Ler artigo completo