Festa do título em Alvalade custa mais de 11 mil euros em multas ao Sporting

4 meses atrás 94

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) publicou esta quinta-feira o mapa de castigos referente aos jogos da última jornada do campeonato, disputados no passado sábado, com a receção do Sporting ao Chaves a sobressair entre os demais. No total, os leões vão pagar uma fatura bem alta pelo clima de festa no derradeiro encontro no Estádio José Alvalade, com o comportamento dos adeptos a originar uma multa de 11.090 euros.

No referido documento, o CD explica que a maior parcela da sanção tem por base a utilização de pirotecnica ao longo da partida entre Sporting e Chaves, que terminou com a vitória da equipa de Rúben Amorim por 3-0. Tal situação resultou numa sanção de 9.560 euros, derivado do uso de 3 potes de fumo, 20 petardos, 6 flashlight e 6 tochas incandescentes, de acordo com o relatório do CD. Recorde-se que, já na 2ª parte, também foi lançado fogo de artifício na superior sul de Alvalade. 

Tal momento ocorreu na sequência também da exibição de uma faixa que acabou por custar multa ao Sporting, uma vez que foram reveladas várias faixas em zonas que não ficam no regulamento das zonas ZCEAP, vulgo zona do 'cartão do adepto'. Segundo a descrição do CD, teve lugar a "entrada e permanência de objetos não autorizados – Incumprimento de dever de garantir a observância de todas as regras e condições de acesso e de permanência de espetadores no recinto desportivo, em virtude de não ter sido impedida a entrada de tarjas com dimensões superiores à legalmente permitida, seja qual for a natureza ou espécie dessas faixas", sendo que as faixas continham as seguintes mensagens: "Sporting Clube de Portugal DUXXI, Campeão (aos 12')", "Directivo 22 anos (aos 14')" e "Orgulho SCP (aos 78')".

Do lado do Chaves, clube visitante no jogo de consagração do título do Sporting, há que destacar a explicação e consequente multa para a expulsão de Junior Pius, em lance com Hjulmand, no período de compensação da 1.ª parte. Segundo o relatório do árbitro, o jogador dos flavienses viu cartão vermelho direto devido a uma conduta violenta por "agredir um adversário com uma estalada", o que resultou numa sanção de 408 euros para o Chaves.

Ler artigo completo