FIFA admite mudanças nas regras do mercado no seguimento do caso Diarra

2 horas atrás 16

O caso Diarra abalou as últimas semanas do futebol mundial - pode ler e perceber tudo aqui. Por isso, na manhã desta segunda-feira, a FIFA foi obrigada a adaptar o Regulamento sobre o Estatuto e a Transferência de Jogadores.

No dia quatro de outubro, o Tribunal de Justiça da União Europeia deu razão a Lassana Diarra nos processos judiciais contra a FIFA, o Charleroi, o Lokomotiv e o campeonato belga. Assim sendo, a FIFA foi incitada a reconsiderar os parâmetros de indemnizações a pagar, caso algum jogador rescinda sem justa causa.

Emilio García Silvero, diretor jurídico da FIFA, reagiu, na manhã desta segunda-feira, aos desenvolvimentos do caso.

«A deliberação no caso de Lassana Diarra obriga à revisão de vários elementos do documento, a fim de alinhar o Regulamento sobre o Estatuto e a Transferência de Jogadores com a Lei europeia. Entendemos esta situação como a oportunidade de continuarmos a modernizar os regulamentos. (…) [A decisão do Tribunal de Justiça da UE] não coloca em causa a legitimidade da FIFA para gerir o futebol internacional», começou por garantir.

«A FIFA iniciará o diálogo com agentes internacionais. Um dos tópicos será o cálculo das indemnizações», concluiu.

FIFA will open a global dialogue on the transfer system, involving key stakeholders, to adapt article 17 of the Regulations on the Status and Transfer of Players (RSTP).

This announcement follows on from the decision of the Court of Justice of the European Union on the Diarra… pic.twitter.com/T75UOIaYda

— FIFA (@FIFAcom) October 14, 2024
Ler artigo completo