Fim do teletrabalho? Estudo aponta para aumento do regresso aos escritórios

2 meses atrás 58

Entre os argumentos para este regresso aos escritórios, expresso neste estudo, estão a “dinâmica natural”, os “esforços de implementação de políticas de presença” e o “aumento da atividade”

São cada vez mais as empresas que estão a “levar” de volta os trabalhadores para os escritórios, com o trabalho presencial a ganhar terreno sobre o teletrabalho, de acordo com os dados do estudo “European Office Occupier Sentiment” realizado pela CBRE.

Entre os empresários inquiridos, três em cada cinco (61%) reportam uma utilização média dos edifícios entre 41 e 80%, o que representa um aumento homólogo de 13 pontos percentuais (p.p.) face aos dados do ano passado. Em simultâneo, a utilização inferior a 41% é apontada por apenas um terço das empresas, ao passo que quase metade optaram por esta medida em 2023.

Os dados são corroborados pelo facto de que 43% dos trabalhadores vão ao escritório três ou mais dias por semana (37% no ano precedente). Porém, as preferências das lideranças no que diz respeito a esta métrica apontam para uma média de 54% em 2024.

Neste contexto, são as empresas com maior número de funcionários (cinco mil ou mais) que têm maior taxa de afluência aos escritórios, já que quase dois terços reportam uma utilização superior a 40%. Entre as causas estão a “dinâmica natural”, os “esforços de implementação de políticas de presença” e o “aumento da atividade”, de acordo com as conclusões do estudo citado.

Ler artigo completo