Fixados critérios para licença de pesca comercial no Recife do Algarve

6 meses atrás 52

Recorde-se, a propósito, que a área da Pedra do Valado concentra perto de 900 espécies de fauna e flora (703 espécies de invertebrados, 111 de peixes e 75 tipos de algas), 24 das quais têm estatuto de conservação, e nela foram descobertas 45 novas ocorrências de espécies para Portugal e 12 novas espécies para a ciência que não são conhecidas noutro local.

Os critérios para a licença específica para o exercício da pesca comercial na área do parque natural marinho do recife do Algarve – Pedra do Valado foram fixados pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), segundo o despanho publicado em Diário da República, no dia 27 de fevereiro.

A área da Pedra do Valado concentra cerca de 900 espécies de fauna e flora (703 espécies de invertebrados, 111 de peixes e 75 tipos de algas), 24 das quais têm estatuto de conservação, e nela foram descobertas 45 novas ocorrências de espécies para Portugal e 12 novas espécies para a ciência que não são conhecidas noutro local, segundo dados da DGRM.

José Carlos Simão, Diretor Geral da DGRM, salienta que «este licenciamento específico visa limitar o esforço de pesca neste ecossistema singular com elevada biodiversidade e riqueza, que se constitui como um importante pesqueiro para a frota de pesca comercial, com grande importância económica e social ao nível das comunidades locais”.

José Carlos Simão destaca ainda que “a Pedra do Valado, é o maior recife costeiro do Algarve e um dos maiores de Portugal, que apresenta valores naturais ímpares no contexto da costa portuguesa”.

Ler artigo completo