FNAM lamenta que OE2025 despreze médicos e setor da saúde

2 horas atrás 29

A FNAM diz que o Orçamento apresentado esta quinta-feira no Parlamento não contempla uma medida que seja para a fixação de profissionais: “O vazio programático é acompanhado de uma fragilidade técnica confrangedora”.

A Federação Nacional de Médicos (FNAM) considera que a proposta orçamental para o próximo ano “despreza” os médicos e o sector da saúde, de acordo com comunicado remetido esta sexta-feira.

“Os médicos e o sector da saúde foram desprezados no Orçamento de Estado para 2025. O documento apresentado não contempla uma única medida que atraia e mantenha os seus profissionais no Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, sublinhou a federação em comunicado.

A FNAM lamentou “que o OE 2025 seja totalmente vazio de medidas para responder ao maior problema do SNS: a falta de recursos humanos”. “O vazio programático é acompanhado de uma fragilidade técnica confrangedora, que contribuirá para agravar ainda mais a realidade no SNS, para os profissionais e utentes”.

A federação também deixou recados mais especificamente à ministra da Saúde. “O Ministério da Saúde liderado por Ana Paula Martins escolheu manter negociações de fachada com os médicos e demais profissionais de saúde, e deixou na gaveta as soluções reais para os atrair e fixar no SNS”. “É reafirmada a escolha de continuar a contribuir com a fuga de quadros para o estrangeiro e para o sector privado”.

A FNAM referiu ainda que “face à absoluta ausência de respostas no OE 2025, a FNAM irá ponderar o endurecimento das formas de luta em articulação com todos os que, na Saúde, queiram lutar por salários justos e condições de trabalho dignas, na defesa do SNS”.

A proposta do OE2025 será discutida e votada na generalidade nos dias 30 e 31 de outubro. A discussão na especialidade decorrerá nos dias 22, 26, 27, 28 e 29 de novembro, estando a votação final global agendada para 29 de novembro.

Ler artigo completo