Fogos em Castro Daire são os que mais meios mobilizam. Penalva do Castelo, Arouca e Vila Pouca de Aguiar em resolução

2 horas atrás 17

Os incêndios em Castro Daire, no distrito de Viseu, eram às 7h00 desta sexta-feira os fogos que mais meios mobilizavam, com mais de 800 operacionais no terreno, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

De acordo com informação disponível no site oficial da ANEPC na Internet, os dois fogos em Castro Daire, no distrito de Viseu, eram os que me preocupavam e meios mobilizavam, apesar da mudança no estado do tempo, com alguns aguaceiros registados na região.

Num ponto de situação, cerca das 00h50, o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil de Viseu Dão Lafões, Miguel Ângelo David, disse que "há muito trabalho pela frente" no incêndio de Castro Daire e que "não é por caírem umas pinguinhas que poderemos considerar as coisas resolvidas".

"Não choveu em todo o lado. [...] Caíram umas pingas nalguns sítios, em alguns sítios também tenho reporte que choveu muito, mas as equipas continuam a fazer os trabalhos", disse Miguel Ângelo David à agência Lusa.

De acordo com a proteção civil, o incêndio em Penalva do Castelo, distrito de Viseu, entrou na madrugada desta sexta-feira em fase de resolução.

Também o incêndio que deflagrou na freguesia de Alvarenga na quarta-feira à tarde em Arouca, concelho do distrito de Aveiro e da Área Metropolitana do Porto (AMP), entrou esta sexta-feira em fase de resolução

Em resolução estavam também os dois fogos que deflagraram em Sabroso de Aguiar e em Veria de Jales e Quintã e que sofreram reativações na quinta-feira à tarde em Vila Pouca de Aguiar, no distrito de Vila Real.

Sete pessoas morreram, pelo menos 166 ficaram feridas, dezenas de casas foram atingidas pelas chamas e várias pessoas ficaram desalojadas, devido aos incêndios que lavram desde domingo em Portugal continental.

Ler artigo completo