Fórum BCE junta bancos centrais em Sintra perante novo ciclo de juros

2 meses atrás 78

Os governadores dos bancos centrais vão juntar-se novamente no Fórum do Banco Central Europeu (BCE), em Sintra, a partir desta segunda-feira, depois de o banco central liderado por Christine Lagarde ter avançado com o primeiro corte dos juros.

FILE PHOTO: European Central Bank (ECB) president Christine Lagarde speaks during a press conference following the Governing Council’s monetary policy meeting, in Frankfurt, Germany April 11, 2024. REUTERS/Kai Pfaffenbach/File Photo

O Fórum do Banco Central Europeu (BCE) vai reunir, entre segunda e quarta-feira, os governadores dos bancos centrais em Sintra, num encontro que vai ser marcado pelo novo ciclo de descida de juros e pela evolução da inflação na Europa.

A nova edição, com o tema “política monetária numa era de transformação”, arranca esta segunda-feira, 1 de julho, ao final do dia, com um discurso inicial de Christine Lagarde, presidente do BCE.

Na terça-feira, o dia será marcado por várias sessões. A primeira, conduzida por Luis de Guindos, vice-presidente do BCE, terá como tema a “subida e queda da inflação na zona euro”. Mais tarde, haverá um painel sobre choques geopolíticos e um outro que contará com personalidades de relevo como Jerome Powell, presidente da Reserva Federal dos EUA, Roberto Campos Neto, governador do Banco Central do Brasil, mas também com a líder do BCE, Christine Lagarde.

No último dia deste encontro dos banqueiros, estará em discussão, em duas sessões diferentes, os ciclos da política monetária e a produtividade da zona euro no curto e longo prazo. Haverá ainda um painel sobre os principais catalisadores das taxas de juro de equilíbrio, moderado por Philip R. Lane, responsável do BCE.

No final deste encontro serão ainda debatidos os problemas atuais que o sistema financeiro internacional enfrenta, com o fecho do fórum a ficar a cargo da presidente do BCE.

O Fórum BCE acontece este ano depois de o banco central ter avançado com o corte das taxas de juro – reduziu em 25 pontos base na sua reunião de junho. Um passo que foi dado depois de ter iniciado em julho de 2022 um ciclo de subida para tentar travar a escalada da inflação que só terminou em setembro de 2023.

Ler artigo completo