Fotojornalista russo morre em ataque de drones na Ucrânia enquanto se preparava para fazer reportagem

1 semana atrás 28

Ataque teve lugar na zona do mosteiro de São Nicolau, perto de Vugledar, uma cidade que há já vários meses tem sido palco de intensos combates.

Lusa e Correio da Manhã 10:26

Nikita Tsitsagi, um jornalista russo, foi morto durante um ataque com drones no leste da Ucrânia, quando se preparava para fazer uma reportagem. O ataque teve lugar na zona do mosteiro de São Nicolau, perto de Vugledar, uma cidade que há já vários meses tem sido palco de intensos combates.

"O nosso correspondente Nikita Tsitsagi foi morto num ataque de drones do exército ucraniano", afirmou o órgão de comunicação social News.Ru, através do canal Telegram.

A morte deste jornalista russo acontece depois de, na quinta-feira, um jornalista da televisão estatal russa ter sido morto e um outro ter ficado ferido num ataque com um drone ucraniano em Golmivsky, uma aldeia controlada pela Rússia perto das linhas da frente no leste da região de Donetsk.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo acusou a Ucrânia de visar deliberadamente os jornalistas.

As notícias deste ataques e mortes são conhecidas no dia em que termina na Suíça a primeira Cimeira para a Paz na Ucrânia, sem a participação da Rússia.

O objetivo da conferência, organizada pela Confederação Suíça na sequência de um pedido nesse sentido do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, é "inspirar um futuro processo de paz", tendo por base "os debates que tiveram lugar nos últimos meses, nomeadamente o plano de paz ucraniano e outras propostas de paz baseadas na Carta das Nações Unidas e nos princípios fundamentais do direito internacional".

Saiba Mais Alertas

Ver comentários

Ler artigo completo