França. Coligação de esquerda vai propor Lucie Castets como candidata a primeira-ministra

2 meses atrás 63

Numa declaração conjunta, os quatro partidos da coligação destacaram o papel de Lucie Castets, de 37 anos, no "combate à fraude fiscal e financeira" e confirmaram que será essa a proposta que vão levar ao presidente francês, Emmanuel Macron. 

A agência France Presse descreve Castets como uma "alta funcionária desconhecida do grande público", mas "empenhada na defesa dos serviços públicos".

Entre outras bandeiras associadas à economista está a luta contra a reforma aos 64 anos e a aposta nos serviços públicos, bem como a melhoria do poder de compra dos franceses. Atualmente, trabalha como diretora de finanças e compras do município de Paris.

Lucie Castets aceitou a designação por parte da coligação "com total humildade, mas com grande convicção", considerando-se uma candidata "credível e séria", adiantou à agência France Presse.

A Nova Frente Popular foi a força mais votada nas eleições legislativas antecipadas em França. Ficou à frente do partido apoiado pelo presidente francês, Emmanuel Macron, e da extrema-direita, mas não alcançou a maioria absoluta.

Ler artigo completo