França: confiança do consumidor recua em fevereiro

6 meses atrás 50

As perspetivas de situação financeira e capacidade de poupança caíram, depois de o índice ter avançado em janeiro.

A confiança dos consumidores em França caiu em fevereiro para 89 pontos. O índice perdeu os dois pontos que havia ganho em janeiro, de tal modo que regressou ao registo de dezembro de 2023, de acordo com os dados do Insee, o escritório de estatísticas de França.

O indicador continua abaixo da média a longo prazo (registos desde 1987), fixada nos 100 pontos. De recordar que em julho de 2022 se registaram mínimos de 2013, com uma queda até aos 80 pontos. Desde então, o índice tem vindo a recuperar com altos e baixos.

Deu-se uma queda na proporção de consumidores naquele país que entende que se trata de uma altura para efetuar compras mais volumosas, com uma queda de cinco pontos. As perspetivas para a situação financeira dos agregados familiares recuaram três pontos em fevereiro.

Em simultâneo, a opinião das famílias sobre a capacidade de poupar dinheiro no futuro caiu, com o índice a recuar três pontos, ao passo que a capacidade de poupar no momento presente caiu quatro pontos. Ambas se encontram, ainda assim, acima da média a longo prazo.

Ler artigo completo