França: Corte no crescimento deste ano tira 10 mil milhões de euros ao OE

7 meses atrás 54

O corte de 1,4% para 1% nas previsões de crescimento para a economia francesa obriga a uma redução assinalável da despesa prevista, embora o governo garanta que tal não afetará a segurança social.

França deve crescer menos este ano do que esperado e, como tal, o Orçamento do Estado (OE) para 2024 sofreu automaticamente um corte de 10 mil milhões de euros, de forma a precaver dificuldades para as contas públicas. O anúncio foi feito pelo ministro das Finanças do país, que também aponta agora a um défice mais baixo.

A previsão de crescimento para a economia francesa foi recentemente cortada de 1,4% para 1%, o que levou imediatamente o governo francês a reduzir os gastos para este ano em 10 mil milhões de euros, anunciou o ministro das Finanças, Bruno Le Maire. O governante garante que estes cortes não virão de políticas sociais ou locais, mas sim de gastos correntes da generalidade dos ministérios.

A prudência francesa prende-se com a incerteza do cenário macroeconómico global, com Le Maira a mencionar as tensões geopolíticas mundiais ou o abrandamento da China como dois dos principais fatores que complicarem as perspetivas económicas este ano. A estes fatores junta-se a recessão vivida na Alemanha, que irá afetar a procura externa em França.

Por outro lado, o ministro apontou a um défice de 4,4% este ano, reforçando a meta anunciada aquando da proposta de Orçamento do Estado. O saldo orçamental de 2023 foi de 4,9%.

Ler artigo completo