França: défice comercial agrava-se e atinge 6,8 mil milhões de euros

3 meses atrás 40

As exportações aumentaram 0,2 mil milhões de euros, atingindo 51,5 mil milhões, mas esse “aumento foi inferior à subida das importações”, que subiram 0,8 mil milhões de euros para 58,3 mil milhões de euros, explicam os serviços alfandegários franceses.

A balança comercial de França agravou-se em 0,6 mil milhões de euros em abril, empurrando o défice para os 6,8 mil milhões de euros, de acordo com o Departamento de Estatísticas e Estudos do Comércio Exterior (DSECE).

As exportações cresceram 0,2 mil milhões de euros no mês em análise, atingindo 51,5 mil milhões, mas esse “aumento foi inferior à subida das importações” de 58,3 mil milhões de euros (+0,8 mil milhões de euros), explicam os serviços alfandegários franceses no boletim mensal sobre o saldo comercial.

Passando ao sector energético, o saldo caiu 0,6 mil milhões de euros no mês de abril para 5,6 mil milhões de euros, explicado em grande parte com o aumento do volume de produtos energéticos importados.

“As exportações de energia caíram 0,1 mil milhões de euros (ou -4,0% em valor), enquanto as importações aumentaram 0,5 mil milhões de euros (ou +6,7% em valor). As variações no comércio de energia em abril deveram-se principalmente à queda dos preços de exportação (-3,9%) e ao aumento dos volumes de importação, com os preços de importação de energia a continuarem a cair (-1,2%)”, detalha a mesma nota.

“A balança de bens de consumo é estável e permanece excedentária. A balança de bens de capital melhorou 0,4 mil milhões de euros, enquanto a balança de bens intermédios se deteriorou 0,3 mil milhões de euros”, acrescenta o mesmo boletim.

O maior défice comercial da economia francesa registou-se em 2021, tocando nos 84.700 milhões de euros, explicado pela importação de energia.

Ler artigo completo