França. Extrema-direita à frente na primeira volta, apontam projeções

2 meses atrás 93

Legislativas

30 jun, 2024 - 19:04

O União Nacional de Marine Le Pen e Jordan Bardella terá cerca de 34% dos votos, dizem as sondagens à boca das urnas. Bloco de Macron será a terceira força mais votada, atrás da coligação de esquerda Nova Frente Popular.

O partido de extrema-direita União Nacional lidera as projeções da primeira volta das legislativas em França, com cerca de 34% dos votos, podendo ganhar até 150 novos lugares no parlamento francês.

As projeções de IFOP, Ipsos, OpinionWay e Elabe colocam em segundo lugar a coligação de esquerda Nova Frente Popular (NFP), com cerca de 29%, enquanto o bloco que inclui o partido do presidente Emmanuel Macron terá entre 20% a 23% dos votos.

Caso nenhum partido consiga este domingo mais de 50% dos votos (ou seja, pelo menos 289 eleitos), haverá uma segunda volta, já marcada para o próximo domingo, dia 7 de julho.

Uma das projeções, da Elabe, estima que a União Nacional de Jordan Bardella e Marine Le Pen possa conseguir entre 260 e 310 mandatos na segunda volta, enquanto a Ipsos projeta um intervalo entre os 230 e os 280 lugares para o partido de extrema-direita.

[em atualização]

Destaques V+

Ler artigo completo