França. Serviços estatais alvo de ataques cibernéticos "de intensidade inédita"

6 meses atrás 68

(em actualização)

O comunicado acrescenta que os ataques foram de uma "intensidade inédita". O impacto, contudo, foi "reduzido" e o acesso às páginas internet do Estado francês foi "restabelecido", referiu a Agência France Presse, citando fontes oficiais.


O mais atingido pelo ataque foi o Ministério do Trabalho, referiu outra fonte.

"Desde a noite passada (domingo), vários serviços do Estado foram alvo de ataques informáticos, cujas modalidades técnicas são clássicas, mas de intensidade inédita", indicaram os serviços do primeiro-ministro. "Foi ativada desde ontem à noite uma célulal de crise para aplicar contra-medidas", acrescentaram.

"Nesta altura, o impacto destes ataques foi reduzido para a maioria dos serviços e o acesso às páginas do Estado, restabelecido", esclarece o mesmo texto, indicando que os ataques foram repelidos mas não dominados.

"As equipas mobilizadas pela DINUM (Direção interminesterial de Informática) e da ANSSI (agência nacional da segurança dos sistemas informáticos) prosseguem a aplicação de medidas de filtragem até ao fim destes ataques", referiu Matignon.

Fontes dos serviços de segurança franceses sublinharam à AFP que os ataques "não são atribuíveis aos russos nesta altura".

Ler artigo completo