Frederico Morais escapa à eliminação em Bells Beach

6 meses atrás 88

Frederico Morais garantiu, esta terça-feira, a passagem à ronda 3 em Bells Beach, depois de ter sido obrigado a disputar a ronda de repescagem da etapa australiana, a quarta do circuito mundial de 2024 e a penúltima antes do corte do meio da temporada. O surfista português sofreu uma derrota na ronda inaugural, mas corrigiu esse percalço com um triunfo na repescagem.

A disputar o 50.º evento da carreira no World Tour, Kikas estreou-se no 12.º e último heat da ronda inaugural em Bells Beach, já ao início da madrugada portuguesa. Com somente 9,33 pontos, Kikas acabou por ser superado pelos brasileiros Yago Dora (10,23) e Italo Ferreira (10), sendo obrigado a disputar a repescagem.

Foi já ao início da manhã portuguesa que Kikas teve pela frente novamente dois brasileiros, desta vez Samuel Pupo e Deivid Silva, no heat 3 da repescagem. Com as primeiras eliminações em jogo, o surfista português geriu a bateria de forma exímia e conseguiu vencer com um score de 11,50, deixando Pupo na 2.ª posição, com 10,80 pontos. Pelo caminho ficou Deivid Silva, com somente 8,37 pontos.

"Estava um pouco nervoso, sobretudo por enfrentar surfistas como o Samuel Pupo e o Deivid Silva. Mas as ondas faziam-me lembrar Ribeira d’Ilhas e parecia que estava a competir em casa. Conectei-me com o mar e consegui fazer os scores que precisava. O mar estava um pouco confuso, mas tentei apanhar uma onda boa e tomar as melhores decisões. Felizmente, consegui. Estou esfomeado. Agora, vou comer algo e recuperar porque amanhã espera-nos mais um grande dia de surf", frisou Morais, no final da bateria.

Agora, na ronda 3, Frederico vai estar no heat 12, onde terá pela frente o norte-americano Jake Marshall, atual número 8 mundial. Apesar de Marshall estar a ter um arranque muito positivo de temporada, Kikas tem a seu favor a experiência e os resultados favoráveis já obtidos na onda de Bells Beach. Um triunfo poderá ajudar muito nas contas do português no ranking, onde procura melhorar o atual 22.º posto – apenas o top 22 do ranking após a 5.ª etapa segue para a segunda metade da temporada e segurar a vaga na elite mundial para 2025.

Destaque ainda para a prestação de Kelly Slater, que, aos 52 anos, e 30 anos após a primeira vitória da carreira em Bells Beach, entrou em prova com um triunfo, numa bateria em que também estavam os havaianos John John Florence e Seth Moniz. Já Gabriel Medina protagonizou a performance do dia, ao somar uns impressionantes 17,33 pontos. 

Ler artigo completo